Lançamento “Negritude e Branquitude: Novos Olhares”

Série audiovisual ‘Negritude e Branquitude: novos olhares’ foi lançada em Curitiba.

A série audiovisual Negritude e Branquitude: novos olhares apresenta depoimentos e vivências na capital paranaense que manifestam um forte dinamismo de luta e resistência contra o racismo, a intolerância e a homogeneidade cultural.

Focada na importância de relações sociais justas, a série valoriza a pluralidade de visões de mundo, crenças religiosas, expressões culturais e a perspectiva de gênero, com forte protagonismo político.

A iniciativa é do Centro de Promoção de Agentes de Transformação (CEPAT), com a direção de Gustavo Castro e apoio do Instituto Humanitas Unisinos (IHU), Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e Associação Cultural de Negritude e Ação Popular (ACNAP).

Em três episódios: Negritude em Resistência (10 min), Caminhos de Religação (10 min) e “O samba que reconta Curitiba” (12 min), a série evidencia como se costura na vida das(os) entrevistadas(os) o engajamento político, a espiritualidade e a cultura, a partir da resistência negra na capital paranaense.

O forte acento no protagonismo das mulheres, aliado ao debate das relações étnico-raciais, torna essa produção um rico material para contrapor aos atuais discursos de ódio e intolerância no cenário brasileiro.

Conheça logo abaixo do cartaz de lançamento, cada um dos 3 episódios.


No último dia 21 de agosto, com a presença de diversos movimentos e organizações sociais, ocorreu o lançamento da série audiovisual ‘Negritude e Branquitude: novos olhares’, dirigida por Gustavo Castro. A iniciativa é do CEPAT e contou com o apoio do IHU, OLMA e ACNAP. Clique aqui para ler mais sobre o evento de lançamento. E já abaixo você pode assistir os três episódios da série:

Episódio 01: Negritude em Resistência (10 min)

Episódio 02: Caminhos de Religação (10 min)

Episódio 03: O samba que reconta Curitiba (12 min)