Revolução Laudato Si’ Brasil – GT Educação

  1. Introdução

A Laudato Si’ é fruto de uma caminhada onde o Papa Francisco reconhece e anuncia um processo de construção de uma Igreja que não é indiferente ao mundo. Esse processo é mais do que um ponto de chegada, de acordo com a introdução do documento, é ponto de partida naquilo que o papa chama de eixos da encíclica, “a relação intima entre os pobres e a fragilidade do planeta, a convicção de que tudo está́ estreitamente interligado no mundo, a crítica do novo paradigma e das formas de poder que derivam da tecnologia, o convite a procurar outras maneiras de entender a economia e o progresso, o valor próprio de cada criatura, o sentido humano da ecologia, a necessidade de debates sinceros e honestos, a grave responsabilidade da política internacional e local, a cultura do descarte e a proposta dum novo estilo de vida. Estes temas nunca se dão por encerrados nem se abandonam, mas são constantemente retomados e enriquecidos.(LS 16)

É neste contexto de processo dinâmico que franciscanos/as e jesuítas entendemos a necessidade de unir esforços no projeto Revolução Laudato Si’ Brasil e através de seus diferentes grupos de trabalho, convidar a caminhar juntos e juntas as diferentes vocações e fortalezas que constituem as organizações desta Igreja em saída.

Os Princípios Globais que regem a Revolução Laudato Si’ são:

  • Deus realizou uma maravilhosa criação com o desejo de que TUDO o que é Seu possa alcançar a plenitude.
  • A vida e o exemplo de Francisco claramente convidam a cada fraternidade/ organização / instituição/movimento etc. a tomar decisões concretas que possam dar vida a toda a criação.
  • Os pobres são desproporcionalmente afetados pelas mudanças climáticas e estão clamando pela nossa corresponsabilidade.
  • Tudo está conectado – inclusive a economia e a política.
  • É necessária uma mudança em nosso coração e em nossas agendas para que o diálogo global e a solidariedade possam acontecer.
  • A Revolução exige uma rápida e segura transição para um paradigma sistêmico e harmônico, onde todos os saberes se encontram, em diversos ambientes (acadêmico, religioso, popular, urbano e rural, etc.) com respeito e complementariedade, em prol do Cuidado com a Casa Comum.

Laudato Si Revolution | “It cannot be emphasized enough how everything is interconnected” (LS.138)

   2.  GT Educação 

A leitura crítica de toda esta situação planetária denunciada ao longo da Encíclica Laudato Si’ e suas possíveis alternativas seria impensável deslocada do universo educativo e neste sentido o Papa Francisco convoca um Pacto Educativo Global. Neste pacto se explicita, no universo da educação, o egocentrismo que nos conduz a um auto-centramento narcísico nocivo que subvaloriza as relações e nos impede de perceber para além de nossa própria existência, desencadeando o que Papa Francisco (2020) chama de ruptura da solidariedade intergeracional.

Evidentemente a educação, em grande parte, foi e é espaço de produção deste cenário ao induzir a aprendizagem através da pedagogia da competição, do mérito, da quantificação de habilidades. Ainda sob a égide do iluminismo, insistimos em ensinar a imagem do homem soberano à todas as outras coisas vivas, promovendo verdadeira manutenção da egolatria, por gerações e gerações.

Deste ímpeto por transformação a partir desta leitura crítica da realidade educativa, brota de dentro da Revolução Laudato Si’ Brasil, o GT de Educação.  Este grupo composto por Colégio Santa Maria Minas (Unidades: Sete Lagoas, Nova Lima, Coração Eucarístico, Floresta, Pampulha), Instituto Educacional Coração de Jesús (Rede Filhas de Jesus, Bragança Paulista), Colégio Salesiano (BH), Colégio Santo Antônio (BH), Rede La Salle Brasil – Chile (Sede Porto Alegre), Comunidade Missionária Lassalista (MA), A Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) Movimento de Educação de Base (MEB), Centro Ilali (Sociedade Inteligência e Coração – Rede Agostinianos), rede Jesuítas de Educação e Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) realizou, entre agosto de 2020 e junho de 2021 dois percursos coletivos e autogestionado.

O primeiro percurso dedicou-se a apresentações institucionais com foco nos projetos e ações desenvolvidas por cada participante no que se refere a Ecologia Integral em suas unidades e realidades educativas. Foram importantes processo de conhecimento mútuo, trocas de experiências e desafios que possibilitaram um conhecimento maior entre os participantes, visto que, inclusive, significativa parte destas pessoas não se conhecia previamente a formação deste coletivo.  Ao final deste trecho, evidenciou-se que nossas instituições já realizam significativos processos que objetivam sensibilizar sues públicos para uma escuta sensível aos gritos da Terra e aos gritos dos pobres. Contudo, também se evidenciaram grandes desafios na conquista de uma educação efetivamente cristã, crítica e transformadora a realidade que nos cerca, como convoca o próprio Pacto Educativo Global e a Encíclica Laudato Si’.

O segundo percurso realizado por esse coletivo dedicou-se ao aprofundamento nos estudos de temas afins identificados na primeira etapa. Com sistemáticos encontros, contando com convidados e convidados especiais que pudessem iluminar nossas reflexões sobre diferentes temas abordamos o Pacto Educativo Global, Curricularização da ecologia integral e da leitura sistêmica: Interdisciplinaridade como itinerário pedagógico para uma alfabetização ambiental, Protagonismo Infantil, Ecologia Integral e Cidadania Ecológica, O papel da Arte como elemento mobilizador das juventudes – reencantar o mundo por uma ética ecológica e por uma cidadania planetária e pensar nossas relações e aprendizagens com outros seres vivos.

Estes percursos reflexivos podem ser assistidos na integra em: Revolução Laudato Si Brasil (facebook.com)

Portanto, para além de seu caráter inovador unindo diferentes congregações católicas em um percurso de dois anos refletindo a respeito da educação humana e ecológica, este projeto justifica-se por responder as principais demandas explicitadas enquanto cruciais enfoques de transformação nos processo de formação humana integral, expostos pelo Papa Francisco ao longo do Pacto Educativo Global.

No terceiro e último percurso, em 2023,  tais organizações, educadores e educadoras preparam oficinas de sensibilização sobre tais temáticas e o uso dos materiais pedagógicos em sala de aula, a fim de sensibilizar o maior número de educadores e educadoras.

3. Oficinas com Multiplicadores:

Ao longo dos dias 23, 24 e 25 de maio de 2023, o GT de Educação da Revolução Laudato Si’ Brasil realizou oficinas com educadores e educadoras de oito congregações religiosas e movimentos eclesiais de base, reunindo cerca de 30 pessoas que aceitaram o desafio de partilhar esse caminho desenvolvendo atividades embasadas nestes materiais de apoio, ao longo dos próximos meses, em seus espaços educativos, a partir de seus próprios carismas e possibilidades institucionais.

 Foram momentos de significativas trocas, inspiradas nas temáticas centras do material pedagógico produzido por este GT ao longo dos últimos anos: Pacto Educativo Global; Mobilização pedagógica da juventude através da arte e Protagonismo Infantil com Cidadania Ecológica. Na ocasião de tais encontros educadores e educadoras podem refletir sobre conceitos e perspectivas apresentados ao longo dos infográficos pedagógicos partir de suas práticas educativas e partilhas ações que suas instituições já realizam nesse âmbito.

Você pode acessar a gravação desse encontros a seguir:

3 – Oficina sobre Pacto Educativo Global 

2- Oficina sobre Protagonismo Infantil 

3 – Oficina sobre Juventude, Arte e Educação

 

 

Acesse os materiais pedagógicos a seguir:

Protagonismo Infantil 

 

 

 

 

 

 

 

Pacto Global

 

 

 

 

 

 

 

Juventudes