Aconteceu no CCB os Diálogos de Justiça e Paz de maio

Na última segunda-feira aconteceu o segundo Diálogos de Justiça e Paz, que trabalhou o tema “A comunicação não violenta como pedagogia para a justiça e paz”.

O tema foi motivado pelo 57º Dia Mundial das Comunicações Sociais que será comemorado no dia 23 de maio de 2023, cuja mensagem do Papa Francisco remonta a Epístola de Efésios, «Falar com o coração. “Testemunhando a verdade no amor” (Ef 4, 15) ». Na mensagem, o Papa Franscisco exorta que “Precisamos de comunicadores prontos a dialogas, ocupados na promoção dum desarmamento integral e empenhados em desmantelar a psicose bélica que se aninha nos nossos corações, como exortava profeticamente São João XXIII na Encíclica Pacem in terris: «a verdadeira paz entre os povos não se baseia em tal equilíbrio [de armamentos], mas sim e exclusivamente na confiança mútua»”.

A reflexão contou com a participação dos palestrantes Marcia Mesquita, representando do Projeto ONDA – Adolescentes em Movimento pelos Direitos da INESC, a Professora Vanildes Santos, da Universidade Católica de Brasília e da Studo Consultoria e o Professor Venício Artur Lima, da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. A atividade foi mediada pelo Pe. Miguel Martins.

Muitos aprendizados e questões foram abordadas na perspectiva de como trabalhar educação e a comunicação aliada a uma cultura de paz em nossa sociedade ainda tão adoecida pela cultura do ódio. Também foi discutido sobre o enfrentamento de estruturas sociais ainda tão violentas contra, principalmente, a população negra, indígena e periférica

A atividade aconteceu de forma híbrida, com atividades no Centro Cultural de Brasília e transmissão ao vivo no canal da Comissão Justiça e Paz de Brasília, parceira do evento realizado toda segunda-feira do mês.