Dia histórico para os povos originários no Congresso Nacional

O dia 24 de abril foi histórico para os povos originários! A Articulação Nacional dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) abriu, na segunda-feira 24/04, o 19º Acampamento Terra Livre (ATL) na Câmara dos Deputados. O Congresso foi ocupado por diversas etnias, representações e lideranças indígenas. 

 

O dia começou com o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa dos Povos Indígenas. No período da tarde, ocorreu uma Sessão Solene, na Câmara dos Deputados em homenagem ao Acampamento Terra Livre. A sessão foi presidida pela deputada federal Célia Xakriabá (MG) e teve a presença de pessoas históricas na luta dos povos indígenas, como o Cacique Raoni, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, a ministra Sônia Guajajara, e muitas outras lideranças indígenas.

“Essa Frente é para o futuro do Brasil, é uma Frente de luta contra quem quer atacar os povos e as terras ancestrais” e “Nunca mais um Brasil sem nós! Ocupando e demarcando o Congresso Nacional e homenageando a abertura do 19° Acampamento Terra Livre em uma sessão solene. Hoje, trocamos os 513 deputados por 513 cocares. Entramos pela porta da frente!”, foram declarações da deputada Célia Xakriabá, coordenadora da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas.

O tema do Acampamento deste ano foi “Demarcação Já”, reuniu cerca de 6 mil indígenas em Brasília durante uma semana e terminou sexta-feira (28/04) com uma medida aguardada durante todo o encontro: a retomada oficial da política de demarcações. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve presente no encerramento do evento ao lado de ministros e lideranças indígenas, e divulgou a finalização dos processos de reconhecimento oficial de seis territórios, localizados em seis estados do país. São eles as Terras Indígenas (TIs) Kariri-Xocó, em Alagoas; Tremembé da Barra do Mundaú, no Ceará; Arara do Rio Amônia, no Acre; Uneiuxi, no Amazonas; Rio dos Índios, no Rio Grande do Sul; e Avá-Canoeiro, em Goiás. O OLMA esteve presente todos os dias do Acampamento Terra Livre.

 

 

 

Fotos:Vinicius Loures/Câmara dos Deputados