Projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos inicia nova turma

Nova turma dos Guardiões Ambientais Ribeirinhos 2023. Foto: arquivo IEAP

Em 11 e 12 de março, na sede do Instituto Educacional Amazônia Pará (IEAP), em Furo dos Chagas, na região marajoara entre o Amapá e o Pará aconteceu mais uma rodada de formação do Projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos, com o tema “Ecologia Integral e Bem Viver” enquanto módulo inicial. Mais de 32 jovens ribeirinhos, 12 acadêmicos estagiários da Universidade Federal do Amapá, 11 visitantes, 10 lideranças comunitárias, convidados, futuros parceiros, formadores, colaboradores e equipe de apoio de jovens guardiões das primeiras turmas participaram desse momento educativo.

 

O projeto é uma realização do IEAP que acolhe o apoio e a parceria da Rede Eclesial Panamazônica (REPAM), do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e da Diocese de Macapá através da Pastoral da Comunicação (PASCOM). A cada ano uma rede solidária e generosa de pessoas somam-se a esta caminhada, com suas contribuições e observações, em fortalecimento e realce no cuidado com a Casa Comum, com o planeta Terra e, com carinho especial, com a querida Amazônia. 

 

O desafio foi lançado para mais uma turma de jovens ribeirinhos: ser guardião da Amazônia! Compreendendo e assumindo uma ancestralidade para não deixar escapar os sonhos de quem veio antes e cuidou com tanto carinho da floresta, dos rios, dos bichos e de todas as pessoas que neste bioma escolheu viver. Valorizar e resgatar o princípio da abundância que a biodiversidade amazônica ainda nos presenteia. 

 

Com essas referências para um processo formativo, foi construída a Mandala do Bem Viver, no qual os saberes e sabores alimentam nossas mentes e corações, encorajando as mãos e pés a enfrentarem uma história continental secular de saques e opressões, em especial a brutal e odiosa prática patriarcal, que elimina cotidianamente mulheres e sufoca a presença do feminino na sociedade.

 

Seguindo a proposta pedagógica de Paulo Freire, o encontro foi recheado de místicas, dinâmicas, jogos e atividades grupais. Também ocorreram apresentações temáticas, confecção de material, concurso de danças, cantos, cirandas, técnicas de respiração e posturas corporais. Cada ocasião visava cultivar a horizontalidade de interação e integração de todos os participantes. 

 

O Projeto seguirá sua formação ao longo de 2023, intercalando a cada mês os módulos temáticos e oficinas específicas. A ideia é sempre agregar uma cartela de assuntos pertinentes e necessários no intuito de qualificar cada vez mais os jovens Guardiões Ambientais Ribeirinhos. 

 

Fonte: (GT Mídia Guardiões).
Texto adaptado pela ASCOM OLMA.