Curso de Guardiões Ambientais Ribeirinhos encerra suas atividades de 2022

    O Olma participou do encerramento do Curso de Guardiões Ambientais Ribeirinhos, realizado no Município de Afuá, no estado do Pará. A analista Social do Olma, Isabelle Ribeiro, participou do evento e foi ministrante de uma roda de conversa sobre Direitos da Natureza realizada durante a cerimônia de encerramento.

    O evento foi realizado na quadra do Instituto Educacional Amapá Pará (IEAP) e abrigou, mais uma vez, estudantes dos ensinos médio e superior, professoras e lideranças ribeirinhas do interior do município de Afuá/PA, de Macapá e Santana/AP. A programação realizada nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022 relembrou o que aconteceu em todos os módulos do curso. O encontro também contou com uma oficina de teatro, roda de conversa, noite cultural (com teatro e apresentação das estudantes), cerimônia de formatura e entrega de diplomas.

               

    O professor Benedito Alcântara, da coordenação do projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos/as, inicialmente conduziu o acolhimento dos/as cursistas e da visitante, Isabelle Ribeiro, do Olma. Em seguida ocorreu o momento em que os e as participantes se dividiram em grupos e cada um ficou responsável por, através de suas criatividades, produzir um cartaz a respeito de cada módulo de curso.

    Após o almoço compartilhado, sem faltar o açaí  e outros sabores amazônicos, a tarde do sábado foi muito proveitosa. Durante a noite ocorreu o espetáculo teatral Novo Amapá, baseado no texto “Triste Janeiro”, do ator e dramaturgo Joca Monteiro. E apresentações feitas pelos próprios estudantes do Instituto.

      

No dia seguinte houve a apresentação de cada grupo, dos cartazes feitos coletivamente, a roda de conversa conduzida por Isabelle, que relacionou Direitos Humanos e Direitos da Natureza durante a atividade, e cada grupo falou também sobre o que consideram serem os 10 mandamentos de um/uma guardião ambiental ribeirinho. Em seguida, houve a cerimônia de formatura e entrega dos diplomas e encerramento.