Conheça a Coleção Saberes Tradicionais Vol. 04, 05 e 06

Buscando apoiar o fortalecimento, compreensão e promoção da diversidade cultural dos povos e comunidades no Brasil, o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) une forças com lideranças e coletivos de povos originários e tradicionais para a construção de uma coletânea que ecoasse esses saberes em uma articulação entre os conhecimentos científicos e ás oralidades ancestrais, na Coleção Saberes Tradicionais.

Tal coletânea é um compromisso assumido pelo OLMA junto com lideranças dos Povos Tradicionais e Originários, ao longo das diversas edições da Semana de Estudos Amazônicos (SEMEA), quando estes denunciavam a não abertura do mercado editorial para a produção de suas obras e registros dos seus saberes.

Convidamos todos, todas e todes para conferirem os últimos três volumes:

A capoeira Joga com a Dureza da Vida;
Pintando a Psicologia de Jenipapo e Urucum;
A escrevivência e os indicadores de bem-estar para povos tradicionais.

Os lançamentos acontecem na próxima quinta-feira (01), às 19h, ao vivo no canal do youtube do OLMA.

 

Na ocasião contaremos com a presença de Nita Tuxá, liderança da Articulação Brasileira de Psicólogos e Psicólogas Indígenas (ABIPSI), de Everson Vargas, Psicólogo, poeta, pesquisador negro e de Cássio Silva da Silva, mestre capoeirista e antropólogo. A conversa terá mediação de Luiz Felipe Lacerda (OLMA/UNICAP).

Esse diálogo possibilita expandir olhares e noções do quão é rica, profunda e desafiante a manutenção da diversidade cultural brasileira. Os saberes tradicionais são um conjunto de sabedorias, modos de criar, fazer, ser e aprender, passados de gerações a gerações, colocando em diálogo tradições e inovações exigentes dos tempo moderemos, sempre ofertando um posicionamento ético e coletivo destes povos frente ao mundo que vivemos.

Cada volume vai apresentar um contexto diferente dentro da perspectiva dos saberes tradicionais e poderá ser acessado gratuitamente após o lançamento.

Clique aqui e acompanhe a live de lançamento no youtube.