Fique por dentro do lançamento da Série Cartilhas Pedagógicas – Diálogo Inter-religioso e Educação para as Relações Étnico-raciais

Na próxima terça-feira (29), o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – Olma lança a Série “Cartilhas Pedagógicas – Elementos para pensar o Diálogo Inter-religiosos e a Educação para as relações Étnico-raciais”, através de uma live transmitida no canal do youtube (@OLMAObservatorio) a partir das 15h. Um momento importante para apresentar os volumes 01, 02, 03 e 04 desta edição.   

As Cartilhas Pedagógicas foram criadas como elementos para pensar o Diálogo Inter-religioso e a Educação para as relações Étinico-raciais. Cada uma apresenta uma temática diferente dentro de assuntos relevantes para a criação de um pensamento crítico acerca da educação,  das religiões e etnias, sob a perspectiva da Ecologia Integral e da Justiça Socioambiental. . 

A coletânea faz parte de uma produção do Olma, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, Pastoral afro-brasileira, Unisinos, Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, Universidade Federal do Paraná, Núcleo de Arte e Educação, Artes Licenciatura e Gilda Linguagem, Diferença e Subjetivação. 

 

Conheça cada um deles:

Volume 01 – Indicadores de Bem-Estar para Povos Tradicionais (IBPT):

Em busca do fortalecimento e da compreensão dos modos de vida dos povos tradicionais brasileiros, averiguou-se necessário um acordo de cooperação científica, entre o Olma e o núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas – NEABI,  esses unem esforços para a construção deste conteúdo.  

Neste material pode ser observado  o que são indicadores, e como são importantes para corroborar com o bem-estar dos Povos Tradicionais. 

Volume 02 – Candomblé:

A intolerância religiosa ainda está muito presente em nossa sociedade, assim como em toda a história da humanidade. Por isso, este é um volume que traz uma reflexão sobre as religiões afro-brasileiras e como são apresentadas a sociedade, suas crenças, sua história, seus processos  de atividades e atitudes. 

É uma escrita que traz uma discussão importante à sociedade, de desmistificar o conceito de candomblé e construir conhecimento e diversidade sobre religião e a história do povo negro.

Volume 03 – Diálogo Inter-religioso: 

Todos os dias nos deparamos com notícias de violência que o ser humano causa entre si. Não é para menos que ouvimos falar que o amor entre as pessoas esfriou. Vemos as histórias se repetirem e pensamos, como podemos fazer a diferença e buscar novamente a sabedoria e o respeito?

O diálogo Inter-religioso traz essa percepção de diálogo entre as religiões e como isso pode moldar a reconciliação entre as pessoas, com mais respeito, diversidade e reconciliações. 

 

Volume 04 – A evangelização e o Povo negro: 

A religião sempre fez parte da população negra, consideravelmente a religiões afro-brasileiras, que foram trazidas pela população africana, ainda na época da escravidão. Muitos preconceitos ainda existem na sociedade, e pouco se ouve falar sobre a evangelização e o povo negro.

O volume 4 faz um breve resumo sobre a escravidão, os processos religiosos e a resistência do povo negro, as articulações que se formaram ao longo do tempo.

Os volumes estão disponíveis para leitura através do link abaixo: 

http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/olma/cartilhaspedagogicas/serie/index.html 

 

Fique por dentro!