Na próxima terça-feira (29), o Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – Olma lança a Série “Cartilhas Pedagógicas – Elementos para pensar o Diálogo Inter-religiosos e a Educação para as relações Étnico-raciais”, através de uma live transmitida no canal do youtube (@OLMAObservatorio) a partir das 15h. Um momento importante para apresentar os volumes 01, 02, 03 e 04 desta edição.
As Cartilhas Pedagógicas foram criadas como elementos para pensar o Diálogo Inter-religioso e a Educação para as relações Étinico-raciais. Cada uma apresenta uma temática diferente dentro de assuntos relevantes para a criação de um pensamento crítico acerca da educação, das religiões e etnias, sob a perspectiva da Ecologia Integral e da Justiça Socioambiental. .
A coletânea faz parte de uma produção do Olma, Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas, Pastoral afro-brasileira, Unisinos, Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife, Universidade Federal do Paraná, Núcleo de Arte e Educação, Artes Licenciatura e Gilda Linguagem, Diferença e Subjetivação.
Em busca do fortalecimento e da compreensão dos modos de vida dos povos tradicionais brasileiros, averiguou-se necessário um acordo de cooperação científica, entre o Olma e o núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas – NEABI, esses unem esforços para a construção deste conteúdo.
Neste material pode ser observado o que são indicadores, e como são importantes para corroborar com o bem-estar dos Povos Tradicionais.
A intolerância religiosa ainda está muito presente em nossa sociedade, assim como em toda a história da humanidade. Por isso, este é um volume que traz uma reflexão sobre as religiões afro-brasileiras e como são apresentadas a sociedade, suas crenças, sua história, seus processos de atividades e atitudes.
É uma escrita que traz uma discussão importante à sociedade, de desmistificar o conceito de candomblé e construir conhecimento e diversidade sobre religião e a história do povo negro.
Todos os dias nos deparamos com notícias de violência que o ser humano causa entre si. Não é para menos que ouvimos falar que o amor entre as pessoas esfriou. Vemos as histórias se repetirem e pensamos, como podemos fazer a diferença e buscar novamente a sabedoria e o respeito?
O diálogo Inter-religioso traz essa percepção de diálogo entre as religiões e como isso pode moldar a reconciliação entre as pessoas, com mais respeito, diversidade e reconciliações.
A religião sempre fez parte da população negra, consideravelmente a religiões afro-brasileiras, que foram trazidas pela população africana, ainda na época da escravidão. Muitos preconceitos ainda existem na sociedade, e pouco se ouve falar sobre a evangelização e o povo negro.
O volume 4 faz um breve resumo sobre a escravidão, os processos religiosos e a resistência do povo negro, as articulações que se formaram ao longo do tempo.
Os volumes estão disponíveis para leitura através do link abaixo:
http://www.guaritadigital.com.br/casaleiria/olma/cartilhaspedagogicas/serie/index.html
Fique por dentro!