Companhia de Jesus realiza o 1º Encontro Nacional Afro Brasil SJ em Fortaleza (CE)

ENCONTRO NACIONAL AFRO BRASIL SJ

Aconteceu em Fortaleza (CE), entre os dias 21 e 23 de outubro, o 1º Encontro Nacional Afro Brasil – SJ, um momento importante para a discussão dos avanços na construção coletiva de ações antirracistas nas obras dos Jesuítas, além do fortalecimento da articulação Afro Brasil SJ e sua identidade organizativa e estratégica.

A atividade contou com apresentações da caminhada da Articulação, escuta sobre a vivências de pessoas negras nas instituições da Companhia de Jesus, rodas de conversa, entre outras temáticas e projetos para o ano de 2023.

O educador social e ativista de direitos humanos, Pe. Clóvis Cabral, conta que essa experiência foi enriquecedora, de modo que as pessoas negras puderam demarcar seus lugares de fala e reafirmar a negritude em um chamado de Deus com as obras da igreja. “Para mim é uma alegria muito grande participar deste 1º Encontro Afro Brasil SJ, pois indica que estamos no caminho certo. É muito bacana ver que neste itinerário que cada um de nós, membro desta articulação, temos realizado de cada vez mais gostar da nossa negritude, afirmar em nós que a nossa negritude é um dom de Deus e entender esse processo de amadurecimento e crescimento de mulher negra, de homem negro,” afirma.

Valdenice José, doutora em serviço social e integrante do grupo de estudo afro-brasileiro e indígenas da Universidade Católica de Pernambuco, relata que essa articulação junto com outras pessoas da obra é necessária para pensar os impactos do racismo em toda a sociedade.

“Pessoas negras têm suas subjetividades completamente afetadas pelo racismo e isso impacta de forma muito forte a vida das mulheres negras na sociedade brasileira. As mulheres negras carregam um grande fardo de educar seus filhos em um país racista. Este encontro convida as pessoas a entenderem que não cabe o racismo, porque ele é perverso e fere todos os princípios da humanidade”, explica Valdenice.

Este foi o primeiro encontro presencial da Articulação, de muitos que ainda virão para afirmar a negritude e os processos de resistência, raízes e transformações a serem realizadas, sobretudo sobre o quanto podemos aprender e crescer com esses estudos dentro da Província dos Jesuítas no Brasil. A Afro Brasil – SJ surge para afirmar o lugar de fala e escuta das pessoas negras, e também de construir um presente e futuro mais inclusivo, diversificado e justo com relação às questões étnico-raciais dentro da Companhia de Jesus.

Confira as fotos do encontro!