Líderes indígenas pedem socorro à Câmara Federal

Na manhã do último dia 22 setembro, lideranças dos povos Karipuna e Uru Eu Wau Wau (RO) e Piripikura (MT) foram recebidas, em audiência conjunta, por duas comissões da Câmara dos Deputados, ligadas respectivamente à Amazônia e aos Direitos Humanos. Os líderes indígenas foram portadores da denúncia de omissão do Estado na fiscalização e repressão às constantes invasões de suas terras por grileiros e madeireiros. Os povos originários estão sendo vítimas de um verdadeiro genocídio, que poderá levá-los à extinção.

Diante da gravidade de sua situação, os representantes indígenas Karipuna e Uru Eu Wau Wau fizeram um apelo aos parlamentares, para que se cumpra a legislação e adote medidas imediatas de proteção de seus territórios, indispensável à sua sobrevivência.

A situação do povo Piripikura é de extrema vulnerabilidade, atualmente há três sobreviventes deste povo, uma vive junto ao povo Karipuna e dois vivem em isolamento voluntário no seu território localizado no extremo norte do Mato Grosso, sofrendo violações por parte de madeireiros, grelheiros e pecuaristas.

A comitiva das lideranças indígenas seguirá denunciando as violações sofridas, realizarão uma Audiência Pública na 6ª Câmara do MPF e no Ministério da Justiça.

O encontro contou também, com a presença de instituições apoiadoras da Articulação Freio no Trator Ruralista: Greenpeace; Conselho Indigenista Missionário (CIMI); Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN); WWF; Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA); Secretaria de Apoio à Comissão de Meio Ambiente (SACMA/SF); Conectas Direitos Humanos; e De Olho nos Ruralistas.