Guardiões Ambientais Estudam e Debatem as Mudanças Climáticas

A quadra do Instituto Educacional Amapá Pará (IEAP), toda construída de madeira, abrigou, mais uma vez, estudantes dos ensinos médio e superior, professores, lideranças ribeirinhas do interior do município de Afuá (PA), de Macapá e Santana(AP). A programação realizada nos dias 17 e 18 de setembro de 2022 aprofundou o tema das Mudanças Climáticas no Planeta e na Amazônia.

 

O professor Benedito Alcântara, da coordenação do projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos/as, inicialmente conduziu o acolhimento dos/as cursistas e do ilustre visitante, Diego  Gomes Aguiar, da REPAM internacional, convidado para ser o facilitador da temática central deste módulo. Ele veio de Manaus/AM, onde trabalha como Coordenador de Articulação, Secretaria Executiva da REPAM. No decorrer do encontro, Diego orientou várias dinâmicas de interação com a turma, e utilizou um riquíssimo material, como planilhas, faixas, cartazes, vídeos sobre as mudanças climáticas, o que foi bem impactante e despertou a atenção do grupo participante.

 

“Um dos momentos bem interessante e que nos incentivou a interagir, foi contar as belezuras de nossas comunidades ribeirinhas, e os problemas existentes nas localidades onde vivemos. Ainda no turno da manhã, Diego organizou a turma em grupos e distribuiu tarefas para manter os ambientes limpos, como a quadra, banheiros, cozinha, quartos, pontes, jardins e outros. Eu achei muito interessante esta iniciativa, que deu resultado, pois os ambientes ficaram impecáveis”, ressaltou o guardião Gabriel Coutinho morador do rio Corredor.

 

Após o almoço compartilhado, sem faltar o Açaí nosso de cada dia e outros sabores amazônicos, a tarde do sábado foi muito proveitosa. Estudantes e demais participantes assistiram vídeos interessantes, mostrando como ocorrem as mudanças climáticas e as consequências das ações humanas que ameaçam a vida na Terra, como por exemplo, um que mostra famílias que perderam suas casas e os locais onde trabalhavam.  E logo depois dos vídeos o mediador formou uma roda de conversa, com umas faixas nas mãos dos participantes chamando a atenção para algumas questões, que foram comentadas pelos guardiões: “Terra, Nossa Mãe! Terra, Nossa Irmã! Ecologia Integral; Justiça entre as gerações; Olhar Esperançoso”, entre outras.

 

O sábado à noite, depois do jantar, como de costume teve o momento cultural, com muita animação e interação por meio de danças regionais e pop, contação de casos e um pouco de socialização da cultura marajoara com os visitantes e convidados/as presentes.

 

A mística interligada com a Casa Comum e o momento de relaxamento corporal iniciaram a manhã saudável de Domingo. O professor Benedito Alcântara trouxe presente a semana da árvore e o início da Primavera, que inclusive marca o fenômeno natural do Equinócio, visto no monumento do Equador, no meio do mundo, em Macapá. Na continuidade do encontro, o facilitador Diego Aguiar, retomou o tema a respeito das mudanças climáticas, com a dinâmica de grupos e partilha das ações individuais e coletivas com o propósito de combater a poluição; o desmatamento; as queimadas e outros graves problemas ecológicos principalmente causados por ação humana. Após as conversas grupais, foram socializadas as propostas concretas em prol da preservação ambiental.

 

Uma das ações encaminhadas pelas equipes foram as palestras nas comunidades ribeirinhas da região, para dar continuidade ao repasse dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, porque muitas pessoas desmatam e poluem, mas nem sabem das consequências que estas práticas podem trazer, no presente e no futuro, para a natureza, a sobrevivência econômica, para a vida de filhos e netos, e por isso é preciso ter mais consciência antes de jogar lixo no rio ou até mesmo derrubar uma árvore.

 

A conclusão do módulo foi feita pela coordenação do projeto Guardiões Ambientais Ribeirinhos/as, que repassou as orientações para as próximas ações concretas e o módulo seguinte, que será nos dias 19 e 20 de novembro sobre o tema A Sustentabilidade do Bem Viver é o Paradigma da Abundância : Sistemas Produtivos Locais. A cursista Camila Araújo, que reside no Rio Guajará , sintetizou o sentimento de toda a turma que participou de mais esta capacitação: “Foi um módulo de muito aprendizado e reflexão, e fomos provocados a pensar no que devemos levar de ensinamentos para nossas famílias, escolas e comunidade sobre as ações urgentes que devem colaborar com a freada das mudanças climáticas que afetam nossas vidas e ajudar na sustentabilidade da nossa Casa Comum”.

(Equipe de Educom do projeto Guardiões)