Centros Sociais e Universidades se unem para refletir sobre Corrupção e Meio Ambiente na América Latina

Através da análise de diferentes documentos e estudos nos mais distintos países de nosso continente, o Grupo de Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais da Conferência dos Províncias para América Latina e Caribe (CPAL) percebeu uma ausência de subsídios técnicos e conceituais que abordassem o meio ambiente e a corrupção sistêmica. Posteriormente, essa percepção se confirma com o mapeamento de pouca expertise de nossas redes e frentes apostólicas na correlação destas duas temáticas.

“Existe sim, muito material produzido por nossos centros sociais e universidades no que toca o meio ambiente, as mudanças climáticas e o Cuidado da Casa Comum e por um lado, no tocante a corrupção sistêmica e estrutural, porém percebemos uma grande ausência de estudos que reflitam a intersecção entre estes dois universos”, afirma Luiz Felipe Lacerda, articulador do Grupo de Ecologia Integral, Secretário Executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e pesquisador da Cátedra Laudato Si’ da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Frente a este desafio, percebeu-se a necessidade de contarmos com o apoio das instituições de ensino superior ligadas a AUSJAL, objetivando promover a convergência de pesquisas realizadas em países da América Latina e do Caribe sobre meio ambiente e corrupção, agrupando-as em possíveis materiais que auxiliem sua visibilidade para subsidiar debates críticos sobre o tema.

Acolhida a proposta entre as instituições que constituem a Rede de Ambiente e Sustentabilidade (RAS) e a Rede de Sustentabilidade Universitária (RSU), ambas vinculadas a AUSJAL, conformou-se um grupo de sete centros sociais e onze universidades interessadas em aprofundar o tema através de um trabalho colaborativo.

Este grupo, se reunindo a cada quinze dias produziu três rodadas de diálogos iniciais a fim de consolidar um plano de trabalho comum. Nestas ocasiões, cada instituição se apresentou trazendo ao coletivo as maneiras como se aproximam da temática do meio ambinete e da corrupção em suas práticas de ação e investigação. Da mesma forma, nestes encotros os participantes estudaram coletivamnete informes globais sobre a temática, apresentando aos demais, capítulos pertinentes em busca de gerar um subsidio inicial para as discussões, além de apresentarem um mapeamneto do estado da arte destes temas em seus respectivos países, no tocante a investigações, legilações e práticas concretas.

Ao final destas rodas de conhecimento mútuo e aproximação frente as temáticas logrou-se consolidar linhas de base, denominadores comuns que servirão de objetivos especificos para o futuro documento que se pretende produzir. Tais elementos receberam um olhar analitico e contributivo, em uma última rodada de diálogos, do Professor Eduardo Gudynas, grande refreência acadêmica sobre o tema na América Latina.

Assim, conveniconou-se delimitar cinco grandes eixos temáticos por onde o grupo de centros sociais e universidades aprofudará o estudo e a produção correlacionando meio ambinete e da corrupção, a saber:

  1. Relações entre Estado/Sociedade civil
  2. Relação global Norte-Sul
  3. Desastres e vulnerabilidade
  4. Perfil da Corrupção
  5. Educação política socioambiental

Delimitados estes enfoque especificos, o coletivo de centros sociais e universidades dividiu-se em grupo sde trabalho que passaraão a se encontrar autonomamente a fim de aprfundar os estudos e produzir um prienro rascunho de texto-intestigação a ser apresnetado em novmebro para todo o grupo.

A etapa que s segue deste trabalho é a melhoria destes tetxos por cada grupo de trabalho a partir das colaborações dos demais. Seguida de uma metodologia circular onde cada grupo recebréa e poderá proceder contribuições nos tetxos dos demais.

Estimá-se que em agosto de 2023 tal coletivo possa entregar ao um documento de referencia sobre meio ambinete e corruplão na América Latina, que além de ofertar um panorama geral sobre a correlação dos dois fenomen, possa aportar elemnetos propositivos por onde poderemos seguir, euqnato corpo apostolico e enqyanto sociadeade civil, de forma mais ampla, no enfrentameto destes desafios.

Cabe salientar que refere-se a uma iniciativa pioneira ao tratar de uma aliança deste volume entre centros sociais e universidades ligadas a Companhia de Jesus na América Latina e por isto, desde já agradecemos o empenho e a participação de todas as organizações envolvidas.