XIV Reunião do Conselho Nacional do OLMA em Brasília

Entre 15 e 16 de setembro, no Centro Cultura de Brasília (CCB), aconteceu a XIV Reunião do Conselho Nacional de Coordenação do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA). O encontro foi um movimento de reencontro presencial deste Conselho que reúne lideranças da Rede de Promoção para Justiça Socioambiental da Província dos Jesuitas do Brasil, assim como representantes de outras redes, programas e articulações de nosso Corpo Apostólico. Apesar de ter promovido inumeras reuniões, atividades e processos formativos de forma virtual em todo o período da pandemia, o Conselho não se reunia presencialmente há 3 anos.

A programação da primeira manhã foi realizada com o apoio do Centro Alternativo de Cultura (CAC) que para a mística inicial de acolhida trouxe os cheiros, cores e movimentos da Amazônia com palavras inspiradoras para a construção das redes socioambientais. Ética, colaboração e encantamento foram alguns termos sobre os quais os e as participantes tiveram o convite de sentir, escolher e comentar.

Em seguida, ainda na manhã do primeiro dia, Amélia e Vanessa, representantes da Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE) trouxeram dinâmicas de partilhas, que entre outros objetivos, apoiaram o fortalecimento de elos desta rede, que estava participando da reunião. Em duplas as pessoas pensaram e trocaram lembranças sobre pessoas importantes na sua vida; sonhos; valores, entre outros aspectos. Ao final, em roda, partilharam uma palavra ou pequena frase sobre o que “ficou de mais vivo no coração” após estes momentos.

Durante a programação, os Centros Sociais se reuniram para falar sobre o andamento e planejamento do curso de formação nacional em educação popular que já está em andamento em alguns locais.
Após, sob a música Samba da Utopia de Jonathan Silva, todos foram estimulados a escolherem palavras da música que estavam em tarjetas ao chão, formarem grupos e criarem uma frase que deveria rimar com “justiça socioambiental” e/ou rede. As frases foram escritas em uma grande bandeira branca com a logomarca do OLMA ao centro, que poderá ser levada para atos ou utilizada em eventos da Rede.

Bandeira construída durante a XIV Reunião do Conselho Nacional do OLMA em Brasília

O encontro teve muitos espaços de retomada de vínculos, alinhamentos formativos e exposição de projetos. A campanha nacional “A vida por um fio” em defesa de ativistas socioambientais [por link], por exemplo, foi apresentada e discutida, principalmente no aspecto de estratégias não violentas de defesa e o fortalecimento das redes populares de proteção.

Outro documento importante trabalhado foi a cartilha da Campanha Encantar a Política, buscando ampliar a divulgação dos valores cristãos numa perspectiva de cuidado com os direitos humanos e também com a Natureza durante o pleito eleitoral em curso.
Tratou-se também da exposição de centros sociais, frentes apostólicos e áreas de atuação que apareciam pela primeira vez neste Conselho, como o Centro Jesuíta de Casacvel (CJCIAS), o Grupo Diversidade Cristã de Brasília, a Pastoral do Povo da Rua e a Articulação Afro Brasil sj.

Com a colaboração das diretorias de assistência social da ASAV e da ANEAS a XIV Reunião do Conselho Nacional de Coordenação do OLMA também aprofundou reflexões sobre nossas práticas vinculadas a Politica Nacional de Assistência Social.

O envio final, protagonizado pelo Centro de Estudos e Ação Social (CEAS), foi momento de bênçãos coletivas, celebração pela caminhada de 6 anos do OLMA e acolhida do novo Secretário para Justiça Socioambiental, Pe. Jean Fabio Santana sj.