Articulação Inter-redes: juventudes e democracia

A juventude está desanimada? Não se interessa por politica e democracia?

Aqui não!

A Articulação Inter Redes da Província dos Jesuítas do Brasil mais uma vez abriu espaço para uma escuta atenta das diferentes juventudes sobre o tema da democracia.

Jovens de diferentes partes do país, vinculados a rede Jesuíta de Educação, a Rede de Promoção para Justiça Socioambiental, a Fundação Fé e Alegria e ao Programa Magis Brasil, se encontraram no dia 08 de setembro para dialogar sobre democracia, politica e eleições.

O diálogo foi frutífero e embasado na Encíclica Laudato Si’ e nas proposições da Campanha Encantar a Política (Início – Encantar a Política – cnlb.org.br) e colocaram sobre a mesa questões como a representatividade dos jovens na política de hoje, a capacidade dos sistemas de educação em ofertar experiências realmente democráticas aos educandos, as estratégias de diálogo em meio as polarizações, as práticas politicas cotidianas, a importância dos grito dos excluídos e muito mais.

A conversa contou também com uma turma de jovens ligados ao Centro Santa Fé em São Paulo que trouxeram suas inquietações e também a experiência de construção de um grêmio estudantil e de assembleias estudantis.

“A visão negativa da política interessa apenas aqueles que desejam continuar nos dominando.”

“O Futuro é ancestral e coletivo.”

“Ao lado de quem estamos construindo nossa realidade?”

Foram alguns dos elementos que apareceram ao longo da conversa que salientou a importância da cultura enquanto espaço de experiência e força democrática.

Acompanhe o encontro na integra, acessando: https://youtu.be/vtsqB-HOlU4

 

Sigamos em rede, escutando as juventudes para a construção de um presente e um futuro esperançoso e assim, encantando a política.