ENCANTAR A DEMOCRACIA É AFIRMAR UMA POLÍTICA DE ESPERANÇA

Atividade no Centro Cultural de Brasília debate sobre encantar a democracia com referência no caderno “Encantar a Política”

Na última sexta, 19 de agosto, aconteceu a “Roda de Conversa – Encantar a Democracia” no Centro Cultural de Brasília (CCB). Um bate-papo mensal puxado pelo Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), no qual participaram cerca de 20 pessoas da comunidade do centro cultural do sobre desafios, eleições 2022 e construções necessárias em nosso sistema político brasileiro para uma democracia ampla, justa e solidária, dialogando com nossa atual realidade e o caderno “Encantar a Política”.

Convidamos Airy Gavião – mulher indígena do povo Gavião Parkatêjê e candidata do mandato coletivo indígena do Distrito Federal e também Pedro Ivo, que é ambientalista, atuante em movimentos socioambientais do Brasil e do mundo com a Carta da Terra Internacional e também candidato a Deputado Federal em mandado coletivo.

As pessoas que integraram o debate falaram daquilo que compreendem sobre encantar a democracia em 2022, principalmente na compreensão de que política é muito mais do que eleições, embora estejamos com campanhas em curso. Além disso, foi discutido sobre a crise político-econômica que abalou seriamente a confiança do povo nas instituições e que o processo eleitoral é o espaço tempo mais favorável para um debate nacional a fim de encontrar uma saída para crise.

O bate papo rendeu também perguntas feitas para o convidado e a convidada, mas que também contaram com as opiniões de todos e todas que integraram a roda.