FÉ E ALEGRIA E SJMR SE UNEM EM AÇÕES PARA O MÊS DO REFUGIADO

No mês marcado pelo Dia do Refugiado, 20 de junho, a Fundação Fé e Alegria e o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR Brasil) somam forças para celebrar a vida e reconhecer a resiliência das pessoas forçadas a migrar. A data, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano 2000, é uma ocasião para promover empatia e compreensão em torno dos fluxos migratórios e, ainda, despertar a reflexão sobre migrantes e refugiados que se encontram em deslocamento pelo mundo.

Evento contará com a presença de Bruno Garmatz, autor do livro “Mi Nombre És”.

A importância da hospitalidade, acolhimento e proteção de migrantes e refugiados será tema do Ciclo de Formação Intercultural promovido pela Pastoral Universitária, em parceria com Fé e Alegria, SJMR, GEIFRON, CUFA, Mexendo a Panela e Instituto Insikiran. Nesta quarta-feira, dia 8 de junho, haverá a “Roda de Conversa: Migração e Xenofobia – Diálogo Intercultural Entre povos” e a “Oficina de Comunicação Positiva: Valorizando a Solidariedade, a Cidadania e Convivência Pacífica” no auditório do SJMR, em Boa Vista (RR), a partir das 9h da manhã (horário de Manaus).

O evento contará com a presença de Bruno Garmatz, autor do livro ‘Mi Nombre És’, que retrata a história da recente migração venezuelana. Todos os participantes receberão a certificação pelo Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteira (PPGSOF) da Universidade Federal De Roraima (UFRR).

Roda de Conversa: Migração e Xenofobia

Horário: 9h (horário de Manaus)

Oficina de Comunicação Positiva

Horário: 14h (horário de Manaus)

Data: 8 de junho (quarta-feira)

Local: Auditório SJMR

Endereço: Av. Gen. Ataíde Teive, 2386 – Liberdade, Boa Vista (RR)

De: https://sjmrbrasil.org/fe-alegria-sjmr-mes-refugiado/?fbclid=IwAR1GhGzwDcnhIXV9QyB6a9sd0bF7zMIjkXftQAVGanE1SS5iqXRsufx02LE
7 de junho de 2022Brasil, Manaus

SJMR BRASIL E INSTITUTO GALO PREPARAM CAMPANHA PARA O DIA MUNDIAL DO REFUGIADO

O SJMR Brasil em parceria com o Instituto Galo está preparando uma campanha de sensibilização em alusão ao Dia Mundial do Refugiados, 20 de junho. A iniciativa contará a história pessoas migrantes e refugiadas que vivem em Belo Horizonte, trazendo o futebol como ferramenta de inclusão social.

A campanha traz pessoas da Venezuela, Síria, Haiti, Colômbia, Benin, Peru, Marrocos, Senegal, Ucrânia e Guiné-Bissau e acontecerá entre os dias 13 e 20 de junho nas redes sociais.

Henrique Galhano Balieiro, analista de redes e incidência sociopolítica do SJMR em Belo Horizonte, Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, Cecília Araújo, ACNUR Brasil e Thiago Camargo, CEO do Instituto Galo.

 

De: https://sjmrbrasil.org/dia-mundial-refugiados-sjmr-brasil-instituto-galo/
30 de maio de 2022Belo Horizonte, Brasil