Diálogos em Construção: Proposta dialógica para superar a intolerância e debater temas contemporâneos

A coleção Diálogos em Construção, lançada pelo OLMA, propõe o desafio de aprofundar temas extremamente urgentes para o Brasil, mas que tiveram o debate interditado pelo clima de divisão e intolerância política que tem marcado o país na história recente. Em cinco livros, a coleção reúne análises de mais de 60 especialistas sobre os eixos temáticos: Política; Economia, Ecologia e Questão Agrária; Fé e Doutrina Social da Igreja; Sociedade e Pandemia.

Estes livros representam uma ferramenta importante para disputarmos mentes e corações no espaço da produção de conhecimento em prol da justiça socioambiental e da ecologia integral”, diz o secretário-executivo do OLMA, Luíz Felipe Lacerda, ao explicar que a produção de conhecimento é um dos principais objetivos do observatório.

A jornalista Edla Lula, autora da coleção, conta que os livros se originam a partir do projeto Diálogos em Construção, idealizado pelo padre jesuíta Thierry Linard de Guertechin, morto em janeiro deste ano, em consequência de um tumor no cérebro. Transmitido mensalmente pelo Youtube, o programa tinha por objetivo “tratar temas contemporâneos que afetam diretamente a vida das pessoas, cujo debate estava silenciado pelo clima de intolerância que vem dominando espaços que vão desde o seio familiar às estruturas sociais como trabalho, amigos e, especialmente, as redes sociais”, segundo Edla.

Seja no ambiente da política, da economia ou da sociedade, os programas demonstraram que alterações importantes vêm sendo impostas à vida das pessoas, sem que elas se deem conta da necessidade do diálogo, sem que elas lancem mão do seu direito de refletir sobre seu próprio destino e o destino da sociedade. Temos visto o resultado disso na política brasileira. É um fenômeno mundial, mas que tem no Brasil seu mais forte emblema”, comenta a autora.

O Pe. Antônio Tabosa, diretor do Centro Cultural de Brasília (CCB), onde os eventos se realizaram, diz que o livro cumpre o principal objetivo do espaço, que é “ser um instrumento de diálogo com a sociedade, onde as pessoas possam refletir sobre as questões sociais e questões de justiça social”.

O economista Guilherme Delgado, integrante de primeira hora do projeto Diálogos em Construção, ajudou a montar a estrutura do programa e, a cada mês, era responsável por desenvolver a ementa do debate. “Creio que o Diálogos cumpriu bem o seu papel na busca de destravar as discussões e superar o clima de intolerância. O livro reflete com fidelidade esse objetivo e traz um belo resumo do que foi dito nos debates”, afirma Delgado.

O dia quatro de abril foi escolhido para o lançamento da coleção por ser a data de nascimento do Pe. Thierry, idealizador do Diálogos em Construção e maior entusiasta do livro. “Embora Thierry tenha falecido antes da publicação, viveu o suficiente para ler e opinar sobre cada página. Ele fez também a introdução ao livro que abordou o tema da pandemia”, conta Edla.

A Coleção

O capítulo “Superação da intolerância social e política no país – condições ético-políticas para o diálogo necessário”, abre o primeiro livro da coleção – “Sobre Política” – com as análises do filósofo Manfredo de Oliveira e da deputada federal Erika Kokay. Embora não tenha sido o primeiro tema do programa Diálogos em Construção, ele tornou-se referencial, por traduzir com exatidão os princípios da Projeto Diálogos.

Nos capítulos seguintes estão as análises de especialistas em temas relacionados às principais reformas aprovadas a partir do governo Temer: política, trabalhista, previdenciária e tributária. O livro também traz um panorama do processo político que culminou na eleição de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil.

O livro “Sobre economia, ecologia e questão agrária”, cuja introdução é feita pelo economista Guilherme Costa Delgado, aborda questões econômicas e financeiras em que alterações do regramento podem significar sérios desafios à soberania nacional, como a internacionalização das terras de fronteira. O aumento do desflorestamento, as mudanças climáticas e os problemas relacionados à grilagem de terra pública são outros pontos presentes no segundo livro.

Os capítulos “Sobre fé e ensino social da igreja”, faz a separação entre a necessária consciência e atuação política dos grupos religiosos e perigosa interferência, até mesmo manipulação da fé, por parte de denominações fundamentalistas nas decisões políticas do país. Com introdução do padre jesuíta José Ivo Follmann, este livro mostra os efeitos da interferência religiosa no processo eleitoral no Brasil, com crescimento da chamada bancada da Bíblia, chegando até mesmo ao Poder Executivo.

As mudanças no sistema educacional brasileiro, especialmente a reforma do ensino médio, e atuação dos grandes meios de comunicação, com temas como liberdade de expressão e liberdade de imprensa e regulação da mídia são alguns dos assuntos tratados no livro “Sobre Sociedade”.

O quinto livro, “Sobre Pandemia”, retrata a via crucis do povo brasileiro no enfrentamento da pandemia de coronavírus ao longo dos anos de 2020 e 2021. Com introdução do padre Thierry Linard, este livro fala de como o negacionismo levou o país ao vexame internacional, e o atraso nas vacinas resultou morte de mais de 650 mil pessoas.

Além de Manfredo de Oliveira e Erika Kokay, os juristas Gilmar Mendes, Carol Proner, Jose Geraldo de Souza, Jacques Alfonsin e Eugênio Aragão; os teólogos Dom Leonardo Steiner e Pastor Ariovaldo Ramos; os ecologistas Leonardo Boff e Moema Miranda; o cientista Osvaldo Aly Júnior; os diplomatas Celso Amorim, Paulo Roberto de Almeida e Samuel Pinheiro Guimarães; os economistas Guilherme Costa Delgado, Paulo Nogueira Batista Junior, Roberto Piscitelli e José Celso Cardoso Filho; os jornalistas Tereza Cruvinel, Luís Nassif, Helena Chagas e Venício Artur de Lima e os políticos Raul Jungmann, Alessandro Molon e Patrus Ananias são alguns dos personagens presentes na coleção que expõem a sua visão sobre assuntos que pautaram a política e a sociedade brasileira após o impeachment da presidente Dilma Rousseff em 2016.

Longe de terem se esgotado, os temas abordados permanecem na agenda pública, especialmente neste ano eleitoral, fazendo da coleção Diálogos em Construção, uma importante ferramenta para a formação de opinião.