Abril Indígena – Roda de conversa OLMA/CCB

No último dia 19 de abril de 2022, Dia dos Povos Indígenas, tivemos mais uma roda do grupo de estudos do @olmaobservatorio , desta vez mediada por @luizfelipebarbozalacerda .
Dialogamos com a comunidade do @centroculturaldebrasilia sobre o mês que marca a luta e resistência histórica dos povos originários do Brasil por território, em defesa da vida e contra a agenda de destruições que assolam o país.

As presenças e falas da liderança jovem indígena @fetxawewe e do escritor indígena @kamuudan nos ajudaram a refletir, provocar e conscientizar sobre os principais temas que atravessam a vida dos povos originários. Falamos sobre os desafios da vivência nas cidades, lgbts, comunicação, Acampamento Terra Livre 2022, redes de incidência da juventude, eleições, agronegócio, impactos da mineração em territórios indígenas e a PL 191.

A prosa foi guiada por perguntas e temas relacionados propostos pelas pessoas participantes. Tivemos mais um movimento de educação para a diversidade étnica e racial aqui no CCB, rumo a construção de uma sociedade mais justa e que respeite quem sempre esteve e cuidou do território brasileiro. Temos uma dívida histórica com os povos indígenas e o chamado é para todas, todos e todes se mobilizarem em defesa dos povos originários, territórios e natureza.

Sangue indígena: nenhuma gota a mais!

#DemarcaçãoJá #AldearPolítica #AbrilIndígena #marcotemporalnão