NOTA DE PESAR E AGRADECIMENTO

O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA, com sua secretaria executiva localizada no Centro Cultural de Brasília – CCB, vive um momento de grande perda e, também, de importante motivação para fortalecer-se em seu compromisso na Missão que lhe cabe. A partida do Pe Thierry Linard de Guertechin sj é celebrada com dor, mas o seu testemunho em nosso meio, ao longo dos cinco primeiros anos do OLMA completados no ano passado, nos motiva profundamente em nosso trabalho.

O Pe Thierry partiu para a eternidade depois de 77 anos de vida, dos quais 59 anos na Companhia de Jesus como religioso jesuíta consagrado, sendo 46 anos também de exercício sacerdotal. Ele fez a sua Páscoa, como nos ensina a teologia cristã. Queremos, em nome de toda a equipe do OLMA e de toda Rede de Justiça Socioambiental da Província, expressar nossa profunda solidariedade na dor dos familiares, dos amigos e amigas cujos corações ele tão bem soube cultivar e, também, dos seus companheiros jesuítas, especialmente, os da Comunidade São Francisco Xavier, de Brasília.

Além de expressar essa solidariedade na dor, manifestamos o nosso reconhecimento e gratidão profunda pelo generoso testemunho do Pe Thierry. Foi um homem de busca e defesa persistente da justiça. Alguém que se indignava radicalmente frente às injustiças e hipocrisias de nossa sociedade. Esta imagem do Pe Thierry permanece em nós todos e todas.

Como principal animador do Projeto Diálogos em Construção, mostrou-se, além de conhecedor do amplo leque de pautas escolhidas, também, um interlocutor perspicaz no diálogo. Cabe um agradecimento especial pela fidelidade em animar esta frente de trabalho com criatividade, sendo também importante animador de um valioso trabalho em equipe.

Em suma, o Pe Thierry além da sua competência e boa formação profissional e do seu jeito profundamente humano e cativante de ser e relacionar-se, deixa para nós o testemunho de um homem portador de uma fé profunda, de um grande amor e senso de justiça e, sobretudo, esperança inabalável apontando para a “vida nova e eterna”.

Deus o tenha em sua eterna Paz e que a nossa saudade nos faça absorver a grandeza de seu testemunho de vida! Pe Thierry, ajude o OLMA e toda Rede de Justiça Socioambiental a nunca deixar de dizer PRESENTE em todas as frentes onde a indignação frente às injustiças e as lutas pela justiça o exigirem!