O ministro foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a morte de crianças do povo Yanomami

Na última quarta-feira, dia 24, houve uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Minorias, da Câmara dos Deputados, que contou com a participação do Ministro da Justiça e da Segurança Pública, Anderson Torres, Marcelo Augusto Xavier da Silva, presidente da Fundação Nacional do Índio, o superintendente da Polícia Federal José Roberto Peres. Lideranças indígenas estiveram presentes na ocasião.

O ministro foi convocado para prestar esclarecimentos sobre a morte de crianças do povo Yanomami ocorridas na comunidade Macuxi Yano, na Terra indígena Yanomami.Quando interrogado por mais informações sobre a situação dos garimpos ilegais, Anderson Torres, afirmou repetidas vezes que o problema do aumento dos garimpos ilegais em Roraima é referente a crise na Venezuela, não apresentou ações concretas do governo federal para tratar a questão.

A audiência foi encerrada devido a provocações e não atingiu o objetivo proposto. O alvoroço começou após o deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO, dizer ser o representante dos povos indígenas na Câmara dos Deputados e afirmar que as crianças não morreram em razão do garimpo ilegal e sim que houve um acidente. Durante a confusão houveram falas agressivas e desrespeitosas por parte dos deputados Coronel Chrisóstomo, Delegado Éder Mauro, entre outros, direcionado às lideranças indígenas presentes, principalmente as mulheres.