Diálogo de Geração, Trabalho e Renda – 15 de outubro

Foi feita uma memória, desde o começo do ano, sobre as ações/reflexões do grupo. Muitas atividades no grupo, mas sem sistematização. Muitas atividades indo se aproximando da economia de Francisco e Clara.

No começo no ano foi feito levantamento das iniciativas com o conhecimento das obras, núcleos e serviços que fazem parte da rede. Depois no final no primeiro semestre indicamos dois grandes braços de trabalho.

Um o de dar uma visibilidade para estes produtos/processos que já são feitos nestas obras, um portifólio que possa visibilizar estas ações. Um relatório-portfólio com a obra e como atua na área de geração de trabalho e renda. Estamos inclusive neste processo. E devemos intensificar para que com estas informações montemos este material. Primeiramente virtual depois impresso. Provavelmente até o final do ano entraremos em contato para pedir fotos, relatos etc. A comunicação da província está em diálogo conosco.

E o outro braço é aprofundar a questão da aprovação. Muitos já desenvolvem suas formações, sempre com característica dupla – técnica e cidadã. Isso já acontece.

Avaliamos que devemos nos aprofundarmos nos métodos de avaliação onde na segunda rodada de apresentações, que não mais focada na apresentação das entidades, mas dos trabalhos feitos nesta área.
Algumas ideias vieram, como conhecer mais os processos de formação – como continuamos neste encontro – além de 3 grandes movimentos para o ano que vem.

1 – Garantir um pouco mais de recurso para nos conhecer de forma presencial.
2 – Conseguir fazer um compilado do que acontece nas formações e pensar em momentos nacionais para abordarmos o mesmo tema de forma conjunta, com os beneficiários do projeto. Como por exemplo temáticas das mulheres, reforma trabalhista ou outros que sejam comuns. Sem se sobrepor ao que se faz nas bases.
3 – Ainda o escritório de mobilização de recursos começa a escrever um projeto sobre esta rede para buscar basicamente recurso para insumos das obras. Pensando também na seguridade de alimentação, cesta básica, o mínimo a ser garantido. Muitos já trabalham com isso.

Este é o pé que estamos. Estamos na penúltima rodada de apresentações e, mais para o começo do ano que vem retomarems estas conversas e estes andamentos.

Nossa rede é grande, são 25 representantes e neste dia temos 3 apresentações, com anotações e diálogos posteriores.

Link: https://jesuitasbrasilorgbr-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/olmacomunica_jesuitasbrasil_org_br/ETb0Hx9WkDtCieIa9WQRqM4BRclNIg00asyG3syE4e-qnw?e=wDNeBa



No dia 15 de outubro foi realizado um novo encontro do Grupo Geração de trabalho e renda. Abaixo, breve descrição da proposta feita para o encontro:

1.1 Descrição: Assim como realizado no primeiro circuito, onde as obras se apresentaram de maneira geral, dando a conhecer mutuamente suas características, principais enfoques de atuação, públicos atendidos e desafios, a proposta seria abrirmos uma nova rodada de diálogo, agora focada na socialização detalhada dos projetos de formação que cada unidade já realiza.

1.2 Objetivos: Aprofundar nossos conhecimentos mútuos sobre os processos formativos já realizados, promovendo naturalmente um alinhamento conceitual no coletivo; engajar lideranças locais no processo e sistematizar temas relevantes para momentos futuros de formação coletiva em âmbito nacional em diálogo com as agendas locais.

1.3 Ampliação do coletivo: Sugere-se que possamos ampliar um pouco mais o grupo na ocasião destas socializações, trazendo para a reflexão também alguma (s) liderança (s) comunitária (s) que participa (m) do projeto. Convida-se assim, que cada obra representada nesse coletivo que apresentará sua experiência de formação traga, não só para seu encontro, mas também para prestigiar as apresentações dos demais, ao longo dos outros dias até duas lideranças.

1.4 Apresentações: a proposta é a que tenhamos até três apresentações por encontro. Cada apresentação contará com até 25 minutos para sua exposição (que pode utilizar os recursos audiovisuais desejados). Assim, contarmos ainda, ao final de cada encontro, com aproximadamente 30 minutos para diálogos, perguntas, reflexões e sínteses, totalizando cada encontro, aproximadamente 110 minutos.

Através de uma análise de elementos comuns importantes em serem socializados nestas apresentações, destacamos os seguintes pontes a serem evidenciados:

·   Foco/ área de atuação (segmento como alimentação, costura, etc.).

·   Principais temas abordados/linhas temáticas: (questões de gênero, autocuidado, direitos trabalhistas, cidadania, meio ambiente, etc.).

·   Objetivo geral e objetivos específicos do projeto.

·   Metodologia aplicada ao longo do processo de formação.

·   Subsídios utilizados, insumos, recursos (deste cartilhas pedagógicas, textos, vídeos, até insumos da área técnica, como maquinas de costura, linha, fogão, alimentos, etc.)

·   Datas de formações já agendadas para o segundo semestre (se houver),  que podem contar com participação de outras obras presentes no grupo.