Diálogos em Construção – SETEMBRO/2021 

Próxima quinta-feira, 30 de setembro de 2021, 17h, no canal do Youtube do OLMA acontece mais uma edição do Diálogos em Construção com o tema: Questões Estruturais da ‘Economia de Francisco’ na Conjuntura: Conferência do Clima e Taxação dos Paraísos Fiscais. Participe!

Os temas da ‘Economia de Francisco’, se a tal título fizermos a associação do Santo de Assis e do Papa Francisco, contém acervo significativo de inspirações, que relacionadas ao contexto atual, passam necessariamente pelo crivo do Ensino Social da Igreja Católica deste Século XXI, em linha de resposta a graves desafios contemporâneos do sistema econômico.

Nesta conjuntura de final de ano, além do retorno à tão desejada discussão da normalidade pós-pandêmica, há alguns eventos globais que clamam pela superação da crise econômica, já levantados anteriormente pelo Papa Francisco, que ora suscitam profunda reflexão ética em razão dos seus conteúdos implícitos ou explícitos de apelo à salvação humana e à superação das desigualdades sociais.

Os eventos a que nos referimos no título – Conferência do Clima (Glasgow- Inglaterra: Novembro de 2021); e taxação global dos Paraísos Fiscais (Proposta do G7 de meados de 2021), aparentemente sem relação direta, contêm pistas significativas para retornar às proféticas inspirações da ‘Economia de Francisco’ in “Laudato Si’ (2015) e ‘Oeconomicae et Pecuniaria e Questiones (2018), que merecem ser revisitadas.

Para suscitar a reflexão proposta, conversaremos sobre o livro recém-lançado – ‘Rumo ao Mundo de Francisco: economia, humanismo e ecologia em tempos de crise”, de autoria de um dos nossos palestrantes – Guilherme C. Delgado, funciona como um especial ponto de apoio às abordagens estruturais da conjuntura. Outras reflexões autônomas sobre o tema proposto serão suscitadas por Mário Theodoro, doutor em economia pela Université Paris – Sorbonne, quem fará a mediação será Edla Lula, jornalista e integrante da equipe Diálogos em Construção.

Convidados: 

Guilherme C. Delgado, Economista, e pesquisador aposentado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea

Mário Theodoro, Visitante do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UnB, Consultor Legislativo aposentado do Senado Federal, foi Secretário Executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, Ex-Diretor da área internacional do IPEA.

Mediadora: Edla Lula, jornalista e integrante da equipe Diálogos em Construção.

Participe!

Quando: 30 de setembro de 2021, 17h 

Canal: youtube.com/OLMAObservatorio