Crise Institucional: Riscos e Oportunidades Atuais é o tema de agosto do Diálogos em Construção  

Desde que o programa “Diálogos em Construção” se inaugurou em meados de 2016, o tema da Crise Institucional frequenta nossas agendas, pelo menos uma vez ao ano. Mas em cada conjuntura os fatores intervenientes mudam, sem, contudo, alterar as condições iniciais desencadeantes – o processo do “impeachment” da ex-Presidente Dilma.

Com a aproximação do calendário eleitoral de 2022, voltam as especulações sobre o futuro das nossas instituições democráticas, desde ameaças sub-reptícias de cancelamento das eleições, passando por recorrentes propostas de parlamentarismo de ocasião (semi-presidencialismo), mudanças do sistema eleitoral, etc.

Tudo isto ocorre em situação de notório desgaste do governo de plantão, pelos resultados que vem apresentando ao longo dos seus 32 meses de governo, somadas às frequentes ameaças de quebra da ordem constitucional, agora condimentadas por falas do Ministro da Defesa.

Diante deste quadro conjuntural, convidamos, dois ex-Ministros da Defesa, sendo um deles também com origem nas Relações Externas, para refletir conosco sobre os riscos e oportunidades que ora se delineiam à crise institucional na conjuntura.

Convidados: 

Celso Amorim, diplomata de carreira, é o Ministro das Relações Exteriores mais longevo da história do Brasil (1993-1994 e 2003-2010). Foi também Ministro da Defesa entre 2011 e 2014.

Raul Jungmann foi Ministro do Desenvolvimento Agrário do governo FHC, e Ministro da Defesa e da Segurança Pública do governo Temer. Também exerceu o cargo de deputado federal por três mandatos.

Mediador: Pe. Thierry Linard, Pe. Jesuíta e Coordenador do Diálogos em Construção

Participe, compartilhe! Aguardamos você.

LIVE: Crise Institucional: Riscos e Oportunidades Atuais 

Diálogos em Construção | 26 agosto de 2021, 17h

? Acompanhe ao vivo: https://www.youtube.com/OLMAObservatorio