1o Diálogo Inter-redes: RJE e RPJSA em articulação

Buscando aproximar o diálogo, na última quarta-feira, dia 14 de abril, aconteceu a primeira reunião entre a Rede Jesuíta de Educação e a Rede de Justiça Socioambiental. O encontro teve como objetivo específico construir espaços sistemáticos de conhecimentos mútuos entre as redes, percebendo desafios e características comuns que podem impulsionar processos colaborativos futuros.

 

Além das equipes executivas de ambas as redes, a reunião contou com a presença do Secretário para Justiça Socioambiental da Província, Pe. José Ivo Follmann,  do Diretor-Presidente da Rede Jesuíta de Educação, Ir. Raimundo Barros e representantes da Fundação Fé e Alegria do Brasil.

Lacerda, secretário executivo do OLMA afirma que há algum tempo existe o desejo de aproximação entre estas redes e que recentemente seu contato com Pedro Risaffi (Secretário Executivo da RJE)  possibilitou perceber que “Ambos acreditamos que essas redes possuem muito potencial colaborativo nas interfaces entre educação, ecologia integral e justiça socioambiental e que, observando nosso Modos de Proceder, devemos não medir esforços para essa integração colaborativa e em rede.”

 O encontro foi realmente muito animador e possibilitou o início de sonhos muito promissores de colaborações possíveis no futuro.

Foram apresentadas a Rede de Educação e a Rede de Justiça Socioambiental, seguido de um diálogo sobre possíveis pontos de convergência, possibilidades de interação permanente e interesses mútuos, como o “Cuidado da Casa Comum”, “Os descartados em sua dignidade”, o “Pacto Educativo Global- CF 2022”, a “Amazônia” entre outros.

Além disto, ao longo deste primeiro diálogo foram ressaltados alguns espaços onde estas redes e instituições já se articulam como o GT de Educação do Movimento revolução Laudato Si Brasil, coordenado pelo OLMA e que conta com a presença de integrantes da RJE,; as Rodas Virtuais de Educação Popular protagonizadas pela Fundação Fé e Alegria juntamente com a RPJSA e que em 2021 contarão com representantes da RJE, além das interatuações locais entre RJE, FyA e RPJSA, em diferentes territórios e núcleos apostólicos.

 Para a próxima reunião, dia 05 de maio ás 10h,  a ideia é ampliar um pouco mais esse grupo de diálogo, contando com a presença do CEPAT por estar fisicamente inserido no Medianeira, do CEAS por essa relação colaborativa que tem se estabelecido com o Colégio Vieira através do Núcleo, além da apresentação da Fundação, por parte das colegas de Fé e Alegria e as colegas das diretorias sociais das mantenedoras também, justamente por administrarem em sua jurisprudência aspectos de ambas redes.

Percebemos especial importância da Fundação Fé e Alegria ao longo desse processo, pois hoje ela se constitui em um dos mais firmes laços entre a RJE e a RPJSA na Província dos Jesuítas do Brasil”, afirma Lacerda.

 

Seguimos em rede!