Direito à vida em debate

Assista como foi em: https://youtu.be/YPGZyRuObHo

Direito à Vida em Sua Plenitude Face às Ameaças Necrófilas do Tempo Presente

O seminário Diálogos em Construção promove mais uma edição, dia 25 de março às 17h. O evento, transmitido no youtube, terá a participação da antropóloga Moema Miranda, e do professor e pesquisador em bioética, José Roque Junges.

Duas abordagens instigantes têm na centralidade do valor intrínseco da vida seu ponto de partida: a primeira é a Mensagem de Assis sobre a Economia de Francisco que propõe, desde o seu início, o estudo e prática de uma economia “…que faz viver e não mata, inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não depreda”.

A outra proposta – ‘Princípio da Responsabilidade – Ensaio para uma ética para a civilização tecnológica’, do filósofo Hans Jonas, desvenda a questão da intencionalidade bio-existencial como atributo não apenas do ser humano, mas que também está presente em toda natureza viva como valor universal. O que é peculiar à espécie humana é a consciência para reconhecer e resgatar este valor, mediante ação responsável de cultivar e cuidar da cadeia íntegra dos bens da natureza (ou da criação na linguagem teológica).

As duas propostas mencionadas ampliam consideravelmente o direito à vida, que inclui obviamente o direito do nascituro humano à vida, mas não se restringe ao ponto inicial, o processo de saída da vida uterina para a vida social. Pois é nesta, com sua cultura, economia e civilização tecnológica, que se confirmam ou contrastam os valores do ‘ fazer viver, incluir, cuidar da criatura, humanizar..’ as relações existenciais que conferem plenitude ao direito à vida.

SOBRE OS CONVIDADOS

Moema Miranda

Fez mestrado e pós-graduação em Antropologia Social pelo Museu Nacional, da Universidade Federal do Rio de

Janeiro (UFRJ). Foi ministra da Fraternidade Santo Antônio (RJ) da Ordem Franciscana Secular e integra a secretaria da Rede “Igrejas e Mineração” da CNBB. Integra a coordenação nacional do Sinfrajupe (Serviço Interfranciscano de Justiça Paz e Ecologia) e assessora a Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). Participou, como auditora, do Sínodo para a Amazônia. É professora da disciplina Conflitos Socioambientais do Instituto Teológico Franciscano (ITF) de Petrópolis (RJ).

José Roque Junges
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1973), especialização em História do Brasil Contemporâneo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1978) mestrado em Teologia pela Pontificia Universidad Catolica de Chile (1980) e doutorado em Teologia Moral pela Pontificia Università Gregoriana de Roma, Itália (1985). Atualmente é professor de bioética nos cursos de graduação da área de saúde e professor/pesquisador do PPG em Saúde Coletiva da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS); Coordenador desde 2003 do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNISINOS; Líder do grupo de pesquisa CNPq “Bioética e Saúde Coletiva”; Foi membro do comitê de ética do comitê científico da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB); Membro da Sociedade Brasileira de Teologia Moral (SBTM). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNISINOS.

O seminário Diálogos em Construção será transmitido pelo canal do OLMA no Youtube: youtube.com/c/OLMAObservatorio