Seminário Diálogos em Construção debate a mais recente encíclica do Papa Francisco, “Fratelli Tutti”

O seminário Diálogos em Construção promove o evento, transmitido no youtube, na próxima quinta-feira (26) às 17h com a participação de Dom Joaquim Mol, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e a Pastora Luterana Romi Benke, Secretária-geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC).

No início de outubro (4/10), o Vaticano publicou a nova Carta Encíclica Fratelli Tutti, verdadeira exortação ecumênica, abordando o tema da fraternidade universal em suas múltiplas faces, que evidentemente levam-na também a tratar das suas antinomias teológicas e práticas.

O Diálogos em Construção como proposta de comunicação para construção da paz política em um Brasil muito dividido, principalmente a partir de 2016, sente-se particularmente contemplado pelos Capítulos 6º e 7º da Carta Encíclica (‘Diálogo e amizade Social’ e ‘Caminho do Reencontro’), que nos sugerem pistas para construção da coesão social e cura das cicatrizes dos conflitos internos, na perspectiva da construção da paz.

Esta Carta Encíclica é uma abordagem multifacetada da fraternidade, em oito capítulos, tendo por referencial bíblico principal a Parábola do Bom Samaritano (Lc. 10, 25-37), que vai se nos propondo ou comparando à vida contemporânea em vários aspectos – migrações, comunicação social, política social, economia, diálogo social, vida religiosa etc.

O seminário Diálogos em Construção será transmitido pelo canal do OLMA no Youtube: youtube.com/c/OLMAObservatorio

SOBRE OS CONVIDADOS

Joaquim Giovani Mol Guimarães
Dom Joaquim Mol é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Romi Bencke
Pastora da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Secretária Geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (CONIC); Teóloga e mestre em Ciências da Religião.

Mais informações: (61) 3426-0400