Censura no jornalismo é tema de seminário com Luís Nassif e Cid Benjamin

A censura no jornalismo é o tema do seminário Diálogos em Construção, que terá como convidados os jornalistas Luís Nassif, criador do Jornal CGN e Cid Benjamin, vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. O evento será online, no dia 29 (quinta-feira) às 17h, com transmissão pelo Youtube.

Uma operação de venda pelo Banco do Brasil ao Banco BTG-Pactual de uma carteira de créditos (supostamente com fortes riscos), cujo valor contábil seria de 2,0 bilhões de reais, realizada ao preço de cerca de 300,00 milhões de reais (deságio de 85%), provoca decisão judicial de primeira instância, de censura ao jornalista Luís Nassif. A decisão judicial impõe retirada do material divulgado no site CGN da internet, de divulgação e análise da referida operação, sob pena de multa diária de dez mil reais.

De repente, a grande imprensa brasileira, que orquestrara tanta indignação moralista contra a pretensa corrupção dos casos “Triplex do Guarujá” e do “sítio de Atibaia’, faz sonoro silêncio contra dois inimigos públicos: uma potencial apropriação indevida de patrimônio público infinitamente mais alta, a ser apurada; censura ao direito de informação, esta última explicitada na decisão judicial.

Como fica o jornalismo econômico neste e em outros casos similares. Afinal, o que tem de tão ‘sagrado’ nas operações envolvendo finanças públicas, que precisariam ficar invisíveis ao olhar da cidadania, sob risco de irreversíveis manchas de reputação?

SOBRE OS CONVIDADOS

Luís Nassif
Jornalista; Foi colunista e membro do conselho editorial da Folha de S. Paulo, escrevendo por muitos anos sobre economia. Foi apresentador do programa Dinheiro Vivo na TVE Brasil e comentarista econômico da Rede Bandeirantes e da TV Cultura. Criador do Jornal CGN.

Cid Benjamin
Jornalista, trabalhou nos jornais O Globo e Jornal do Brasil. É vice-presidente da Associação Brasileira de Imprensa – ABI. Autor do livro Estado Policial – Como Sobreviver (2019, Civilização Brasileira).

Como assistir:
No canal do OLMA no Youtube: youtube.com/c/OLMAObservatorio
Mais informações: (61) 3426-0400