ECOLOGIA INTEGRAL – ABORDAGENS (IM)PERTINENTES – VOLUME 1

7 - ECOLOGIA INTEGRAL - ABORDAGENS (IM)PERTINENTES


ECOLOGIA INTEGRAL ABORDAGENS (IM)PERTINENTES  VOLUME 1” (acesse gratuitamente em http://www.casaleiria.com.br/acervo/follmann/ecologiaintegral/v1/index.html ou baixe aqui). Organização: JOSÉ IVO FOLLMANN


Este Grupo de Pesquisa parte de um patamar avançado no debate acadêmico ao entrar em diálogo e contribuir na sistematização de aspectos chaves de contribuições que estão sendo acumuladas, nos últimos anos, especialmente a partir de alguns grupos de pesquisa e investigadores de ponta, localizados na área das Ciências Sociais e Ambientais, da Psicologia, Sociologia e Educação, em interlocução com outras áreas, como Saúde, Direito, Religião, Filosofia, Economia, Teologia, Espiritualidade e Saberes Tradicionais. Objetiva contribuir na produção do conhecimento e construção de caminhos inovadores da tecnologia, da arte, da religião, da literatura e outros. Entende-se que a ecologia integral pode ser considerada como um paradigma transdisciplinar gerador de um novo momento revolucionário na produção do conhecimento, tendo como foco operativo o conceito de justiça socioambiental. Entende-se, também, que diversas práticas, como por exemplo, o diálogo inter-religioso, educação das relações étnico-raciais, a escuta da fala e da prática dos povos originários e outras, são formas impulsionadoras da transdisciplinaridade e da ecologia integral, para as quais a Academia deve estar atenta.

 

“Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental. As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza”. 

(Papa Francisco, LS, 139)

 

 

GRUPO DE PESQUISA CNPq:
Transdisciplinaridade, Ecologia Integral e Justiça Socioambiental

Líder do Grupo: José Ivo Follmann (UNISINOS)
Vice-líder: Luiz Felipe Lacerda (UNICAP)