UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO LANÇA CÁTEDRA LAUDATO SI

A VII Semana Socioambiental da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), trouxe como temática central a Amazônia e o Tempo da Criação, e encerrou no dia 25 de setembro com o anúncio, por parte do Reitor Pe. Dr. Pedro Rubens sj, da criação da Cátedra Laudato Si’.

Acompanhado do Pró-Reitor de Assuntos Comunitários Pe. Dr. Lúcio Flávio Cirne e de uma mensagem enviada pelo Dr. Fabio Soares Eon, coordenador do Programa de Ciências Humanas e Sociais da UNESCO no Brasil, Pe. Pedro Rubens empossou o Prof. Dr. Luiz Felipe Lacerda como coordenador desta nova Cátedra e afirmou: a primeira Cátedra Laudato Si no Brasil.

Apresentando um caráter de profunda interdisciplinaridade, focada no desenvolvimento de projetos e pesquisas, teóricas e práticas, no campo da Ecologia Integral e da Justiça Socioambiental, a UNICAP, uma vez mais, avança de forma pioneira frente ao compromisso de gerar repostas tanto aos clamores do Papa Francisco, quanto daqueles que penam uma universidade verdadeiramente responsiva as necessidades do século XXI.

Para Luiz Felipe Lacerda, psicólogo, mestre e doutor em ciências sociais, coordenador do Grupo de Homólogos de Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais da Conferência de Provinciais da América Latina e Caribe (RCS/CPAL), secretário executivo do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA) e agora coordenador da Cátedra Laudato Si’ UNICAP, esta iniciativa reponde a inúmeras demandas específicas e candentes do nosso tempo:

O lançamento da Cátedra Laudato Si’ responde diretamente a todo movimento global protagonizado pelo Papa Francisco e no Brasil assumido pela Associação Nacional de Educação Católica (ANEC) e pela Conferência dos Religiosos e Religiosas do Brasil (CRB) tocante ao Pacto Educativo Global. Também representa a consolidação de um campo efetivo de desenvolvimento para a Agenda Amazônia e Universidades, desenvolvida pelo Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Rede Eclesial Pan-amazônica (REPAM), a parti de dos compromissos gerados ao longo do Sínodo para a Amazônia. Internamente a Cátedra também dialoga diretamente com a instância de incidência global dos jesuítas na temática ecológica, denominada Ecojesuit; com os objetivos da Rede de Ambiente e Sustentabilidade da Associação de Universidades Confiadas a Companhia de Jesus na América Latina (RAS/AUSJAL) e colabora com o discernimento das próprias Preferências Apostólicas Universais da Companhia de Jesus. Por fim, evidentemente, apresenta, academicamente, um espaço propício para pautar, refletir e atual em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU.) ”

A VII Semana Socioambiental, protagonizada pelo Instituto Humanitas UNICAP, contou ainda com participações de Pe. Adelson Araújo dos Santos, SJ (Pontifícia Universidade Gregoriana – Roma) tratando do tempo da criação e a realidade amazônica; de Me. Felício Pontes Júnior (Procurador Regional da República e Auditor do Sínodo para a Amazônia), apontando os impactos da COVID nos povos tradicionais; com Dr. Fábio Pedrosa (Professor dos cursos de engenharia civil, ambiental e ciências biológicas da Unicap) abordando o Antropoceno e sua influência nas mudanças globais; e o Dr. Gilbraz de Souza Aragão (Professor do PPGCR/Unicap e coordenador do Observatório Transdisciplinar da Religiões), promovendo atividade ecumênica que antecedeu o momento inaciano global de oração pelo Tempo da Criação.

Para assistir o lançamento na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=J1Rk03uAM1Y