Os 5 anos da Encíclica ‘Laudato Si’ e a Pandemia, com a participação de Leonardo Boff

O Seminário Diálogos em Construção de julho tem como tema a Encíclica ‘Laudato Si’, que completa cinco anos de sua publicação. O debate terá a participação do escritor e teólogo Leonardo Boff e, como debatedor, Roberto Malvezzi, das Equipes de Assessoria da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM). O seminário, na quinta-feira, 30 de julho, às 17h, será por videoconferência e terá transmissão online pelo YouTube.

No dia 24 de maio de 2015, o Papa Francisco assinava a Encíclica “com a qual se buscou chamar à atenção o grito da Terra e dos pobres”. Especialmente em seu Capítulo III –‘A Raiz Econômica da Crise Ecológica’, faz uma crítica profunda ao individualismo utilitário em associação a seu estilo peculiar de progresso técnico, enfatizando seu lado dilacerador do caráter relacional do ser humano em três dimensões cruciais – relação com Deus, relação com a terra e relação com o próximo.

Por sua vez, esse quadro de rupturas relacionais, que inclui também a relação consigo próprio, assume na Pandemia um caráter sintomático pelas recomendações de saúde pública sobre afastamento social, como condição necessária à não contaminação em massa da população. Mas passada essa fase, necessariamente transitória, cabe-nos indagar – como andam as demais condições humanas de caráter relacional, provavelmente abaladas ou rompidas em diversas ligações pré e pós Pandemia?

Sobre as questões propostas e outras tantas que têm a ver com o presente e o futuro da Casa Comum, Papa Francisco, com muita inspiração do Espírito da vida, chama-nos a refletir e agir.

SOBRE OS CONVIDADOS

Leonardo Boff
Teólogo, escritor, filósofo e professor emérito de Ética, Filosofia da Religião e Ecologia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi membro da Ordem dos Frades Menores (franciscanos). Escritor de vasta obra como: Ecologia: Ecologia, Mundialização, Espiritualidade (Record), Saber cuidar (Vozes), Ética e ecoespiritualidade (Verus), Opção Terra. A solução da Terra não cai do céu (Sextante); Proteger a Terra-cuidar a vida. Como evitar o fim do mundo (Record); Ecologia: grito da Terra, grito do pobre (Sextante), entre outros.

Roberto Malvezzi (“Gogó”)

Graduado em Filosofia, Teologia e Estudos Sociais. É membro das Equipes de Assessoria da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e da Comissão de Ecologia Integral. Atua no Conselho Pastoral dos Pescadores (CPP) e da Comissão Pastoral da Terra (CPT) do São Francisco. É músico, compositor e escritor.

Como assistir:
No canal do OLMA no Youtube: youtube.com/c/OLMAObservatorio
Mais informações: (61) 3426-0400