Um parlamentar pode chegar na escola, sem autorização, querendo “vistoriá-la”?

Resposta rápida: NÃO.

“O papel do parlamentar é fiscalizar e garantir que o poder público cumpra a sua parte, vistoriando a infraestrutura […], verificando se há déficit de profissionais e recursos suficientes, e não arbitrar conteúdos, metodologias de ensino e gestão, ou ferir a autonomia profissional de professores, gestores escolares e qualquer outro funcionário da educação”, continua o órgão.

Para o advogado Marcelo Chalreo, especialista em direito administrativo e presidente da comissão de direitos humanos da OAB-RJ (Ordem dos Advogados do Brasil), a conduta de Silveira [o deputado] foi “absolutamente atípica” e “extrapolou qualquer regra do direito administrativo”.

“Um deputado pode fiscalizar unidades públicas, mas sua autoridade tem limites e não inclui questões de conteúdo ensinado. Se ele já fosse deputado e tivesse recebido denúncia de merenda estragada, ali teria toda a autoridade para verificar isso, mas não me parece o caso”, afirma.

 

De: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:sI-uUJVwfH4J:https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/11/deputado-eleito-que-destruiu-placa-de-marielle-ameaca-investigar-escola-no-rj.shtml+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br&client=ubuntu