ENCONTRO CPAL 2019, MÉXICO 03 a 08 de Junho

Foto durante o momento de “acolhida” no 1° dia do encontro

Entre os dias 3 e 6 de junho de 2019, aconteceu no México, a Assembléia da Rede de Centros Sociais da Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe (CPAL) 2019, e o encontro anual dos delegados do setor social da CPAL, destacando-se a CELEBRAÇÃO dos 50 ANOS DA CRIAÇÃO DO SECRETARIADO PARA A JUSTIÇA SOCIAL E A ECOLOGIA (SJSE), com o tema “Chamados a uma fé que promove justiça e reconciliação com Deus, humanidade e ecologia”.

A delegação brasileira foi composta entre outros pelo Pe. J. Ivo – Secretário para Justiça Socioambiental, Jonas Silva(CEPAT)  e Elen Catarina (CEAS-Salvador) representando a Rede de Promoção de Justiça Socioambiental e o OLMA.

Pe. Ivo Folman (foto abaixo com computador), juntamente com Rafa Moreno, participou no dia 6 do painel de abertura “O Contexto desses 50 anos e nossa resposta”. Que teve como moderadora Elen Catarina Lopes do CEAS. Veja aqui toda a programação do dia: Programa final 50 años SJSE .

Assista nos vídeos abaixo trechos deste momento:


Encontro da Rede de Centros Sociais vinculados a CPAL (Conferência dos Provinciais da América Latina), instituição de representação continental dos jesuítas. México, 3 a 8 de junho de 2019.
Mais uma vez, a Rede de Promoção de Justiça Socioambiental, através de sua delegação brasileira, está presente, cada vez mais avançando em uma representação coletiva, em rede, através das articulações do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental e das obras que compõem seu Conselho Nacional de Coordenação.

 

 



Fotos da Reunião CPAL



LabASE – Obra social que a delegação visitou durante o encontro



Saiba Mais


REUNIN_DE_LA_RCS_DE_LA_CPAL

O que Deus está nos chamando hoje?

De 3 a 6 de junho, aconteceu na cidade de Puente Grande (Guadalajara – México) a Assembléia da Rede de Centros Sociais da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina e do Caribe (CPAL) e a comemoração do 50º aniversário da Secretaria de Justiça Social e Ecologia.

A Equipe de Reflexão sobre Culturas e Religiões Indígenas da América Latina (ERCRILA) e a Rede de Migrantes Jesuítas (RJM) também estiveram presentes neste encontro e juntos discutiram questões como a realidade da América Latina e do Caribe, análise da conjuntura e tendências. Com o propósito de abordar adequadamente os desafios e necessidades a que somos chamados a agir.

O P. Mario Serrano SJ, Delegado para a Missão da CPAL, enfatizou que as experiências também serão compartilhadas, através da apresentação de relatórios, uma vez que buscam identificar horizontes comuns. “Queremos nutrir nossa espiritualidade e misticismo no que fazemos da Rede de Centros Sociais da CPAL … Aprofundar o discernimento comum, olhar, refletir e projetar o trabalho de articulação com as Redes, Projetos e Aliados Estratégicos da Rede de Centros Sociais, a fim de promover uma maior coordenação e colaboração “, disse ele.

Por sua vez, o Delegado para a Missão do CPAL nos convidou para nos acompanhar neste processo de agradecimento a Deus, no marco dos 50 anos da Secretaria de Justiça Social e Ecologia, deixando-nos uma pergunta como reflexão … O que Deus está nos chamando hoje?

De: Gabinete de Comunicação Institucional – CPAL

 

 

 

Também por ocasião do 50º aniversário da criação da Secretaria de Justiça Social e Ecologia, na Cúria da Companhia de Jesus em Roma, apresentou o depoimento dos ex-secretários. Cada um nos conta o que chamou a atenção de sua equipe quando liderou este secretariado apostólico da Sociedade e os desafios que percebe para o apostolado social e ecológico no mundo de hoje.

Abaixo a visão do Pe. Francisco Javier (Patxi) Álvarez. Atualmente é membro da equipe da ALBOAN, uma ONG jesuíta da província espanhola dedicada ao desenvolvimento internacional. Ele também é Delegado do Provincial da Espanha para o discernimento e planejamento apostólico.

De: https://jesuits.global/es/historias/412-50-anos-de-justicia-y-reconciliacion-patxi-alvarez-sj

50 anos de justiça e reconciliação – Patxi Álvarez SJ

Por ocasião do 50º aniversário da criação da Secretaria de Justiça Social e Ecologia, na Cúria da Companhia de Jesus em Roma, passamos a palavra aos ex-secretários. Cada um nos conta o que chamou a atenção de sua equipe quando liderou este secretariado apostólico da Sociedade e os desafios que ele percebe para o apostolado social e ecológico no mundo de hoje.

Francisco Javier (Patxi) Álvarez, ex-secretário de Justiça Social e Ecologia, fala sobre o papel do Secretariado que teve que assumir nos anos anteriores.

“Tive o cargo de Secretário de Justiça Social e Ecologia no período 2011-2017. Durante esse tempo houve uma crise muito grande de migrantes e refugiados a nível internacional. Na Europa, eles eram, acima de tudo, refugiados sírios, que totalizavam mais de 60 milhões.

Outra coisa que aconteceu no nível internacional foi que as Nações Unidas declararam as 17 metas de desenvolvimento sustentável. 17 objetivos que têm a ver com a redução da pobreza, redução das desigualdades, proteção do meio ambiente. No nível eclesial, também foi um momento importante. No ano de 2013, o Papa Francisco foi eleito, que tem uma grande inclinação para questões sociais e, nesse sentido, acho que ele deu uma nova cobertura para o que é o Secretariado.

Os anos em que fui secretário Passei com o padre (Adolfo) Nicolás na Cúria. Foram anos muito importantes e foram lindos anos de trabalho com ele. Ele sempre me disse que o secretariado deveria ser orientado, não só para o setor social, mas para os diferentes setores da Empresa: o educacional, a universidade, etc. e acho que esse foi um novo olhar para a Secretaria. E finalmente, ele também queria incorporar ecologia, ecologia na secretaria. Daí a mudança de nome que realmente aconteceu com meu predecessor de “Justiça Social e Ecologia”.

Desafios da Sociedade de Jesus no Setor de Justiça Social e Ecologia

“Hoje os desafios do mundo são globais, como nunca foram antes. Os principais desafios que enfrentamos hoje são globais e, portanto, as respostas devem ser, fundamentalmente, globais. Conversamos sobre a questão dos migrantes e refugiados, falamos sobre a crescente desigualdade, a deterioração ambiental, a perda de comunidades indígenas em tantos países, a redução das desigualdades de gênero. Eles são problemas globais e precisam de respostas globais. Acredito que o desafio da empresa hoje é articular entre instituições, setores e também nações. De tal maneira que o escopo de nossa resposta pode ser maior, assim como o seu impacto. Acredito que assim poderemos responder melhor. E nesse sentido, ter uma proximidade com a última, abordá-los em suas necessidades, mas também pensar sobre as causas dos problemas que enfrentamos. E da mesma forma também sensibilizar e influenciar politicamente. Acredito que estes são desafios que não podemos abordar apenas do setor social, mas de todos os setores e esta é a colaboração, o desafio do nosso tempo “.

Como pode o apostolado social ajudar a Companhia de Jesus a viver o Espírito das Preferências Apostólicas Universais?

“No início deste ano (2019), o Padre Geral anunciou 4 preferências apostólicas para a Companhia. Dois deles estão intimamente relacionados com o Setor Social, que são: ‘andar com os pobres e’ proteger o lar comum ‘. Eu acredito que aqui temos algo especial para contribuir. Acredito que temos a necessidade e também o convite para continuar acompanhando e servindo os últimos. Eu acho que é a característica fundamental do Apostolado Social e, ao mesmo tempo, eu acho que nós temos dois outros convites: ser pontes entre as realidades de exclusão e aqueles que exercem o poder político e econômico, para que possam contribuir para a solução de muitos desses problemas; e, ao mesmo tempo, gerar proximidade com essas pessoas. Traga as fronteiras para as áreas onde trabalhamos “.

De: jesuits.global