Fé e Política no Contexto Atual (A manipulação com fins políticos no discurso religioso)

16 de fevereiro de 2019 – Sábado – 9h. Grátis e aberto ao público. Presencialmente e com Transmissão ao vivo pelo Youtube do OLMA em: https://www.youtube.com/channel/UCLmHVrMFDzLXx0u9mFrom6g/videos

FÉ E POLÍTICA NO CONTEXTO ATUAL: Manipulação do discurso religioso e moral com objetivos políticos e do discurso político com objetivos religiosos particulares.

Expositores:

1 – Dom Leonardo Ulrich Steiner, Secretário Geral da CNBB.

2 – O pastor Ariovaldo Ramos da Frente Evangélica pelo Estado de Direito.

A utilização do discurso moral e religioso cristão com objetivos estranhos à experiência de vida, morte e Ressurreição de Jesus de Nazaré não é propriamente uma novidade na história da cristandade. Mas sua inversão, com apelos subliminares e também explícitos aos ídolos do poder político e econômico significa uma completa inversão do Deus da misericórdia e da vida digna para o homem todo e para todos os homens; isto sim é novo. Essa inversão está em curso em pleno século XXI e representa um perigo para a narrativa da fé e principalmente sua prática, até mais grave que a do ateísmo militante do Sec. XX. Ela manipula, profana e falsifica por completo o Deus de Jesus de Nazaré, utilizando do seu nome, para substitui-lo por ídolos de ‘pés de barro’, que abrem caminho dentro das religiões de denominação cristã ao sacrifício dos pobres e à indiferença para com o sofrimento do irmão. E como esse projeto idolátrico precisa do Estado para sua concretização, a manipulação do discurso religioso para fins políticos cai como uma mão à luva.

 

O projeto “Diálogos em Construção” é uma ação do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental que busca construir comunicações e trocas de saberes sobre temas polêmicos da atualidades brasileira.

Aproveitando sua sede no CCB de Brasília, lugar estratégico no cenário político da capital nacional, o OLMA tem ganhado boa visibilidade através destes Diálogos, assegurando a o público presente e ao público virtual, acesso a informação confiável e de qualidade.

Você pode acessar os episódios anteriores na página do Youtube do OLMA (link acima).