III Modulo da Escola Popular de Justiça Socioambiental do CAC (do Quilombo do Abacatal)

“Nós somos uma comunidade e essa comunhão, essa força solidaria que nos habita, vem dos nossos antepassados. Para nós, a terra que nos dá morada e alimento é nossa Mãe. Os igarapés, a floresta e todos os animais com os quais compartilhamos nossa historia não são mercadorias. Para nós, são partes que não podem ser separadas!” (Protocolo de Consulta Prévia do Quilombo do Abacatal)

O III Modulo da Escola Popular de Justiça Socioambiental do CAC armou sua tenda no território sagrado do Quilombo do Abacatal. Comunidade que a três séculos, resiste, se reinventa e recria-se. É uma região especial na história da luta pelo reconhecimento das populações tradicionais da Amazônia.

Contamos com a assessoria do Dr. Johny Giffony – Defensor Público e Discente do programa de Pós-Graduação em Direito da UFPA e do Pe. Ivo Folmann – Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil.

Nossa Gratidão a esse território sagrado de luta, resistência e ancestralidade pela acolhida e ao OLMA e a USCCB pela importante parceria.

“TUDO ESTÁ INTERLIGADO
COMO SE FÔSSEMOS UM
TUDO ESTÁ INTERLIGADO
NESTA CASA COMUM”

De: https://www.facebook.com/pg/cac.centroalternativodecultura/photos/?tab=album&album_id=637758653338795

Versão em slides da apresentação feita pelo Pe. José Ivo Follmann sj – feita para a Escola Popular de Justiça Socioambiental no CAC: J.Ivo-RedePJSA-Província-CursoCAC-15.02.19

 

 

 

 



No ultimo sábado dia 02, demos continuidade aos processo da Escola Popular de Justiça Socioambiental do CAC – EPJS, com o segundo Módulo: Amazônia de todos os Povos e de todos os Saberes: Educação Popular na alegria, na boniteza e na Interculturalidade. Tivemos conosco a presença da querida Professora e Arte Educadora Maria Inês, que nos assessorou e orientou de forma acolhedora e fraterna.

Esse importante movimento de aprendizagem e troca de saberes só é possível graças ao apoio da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos e do OLMA – Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida- Jesuítas Brasil.

#Gratidão
#LaudatoSiMiSignore

“Tudo Está Interligado como se fossemos Um. Tudo esta interligado, nessa casa comum”.

CAC é Formação Humana, inter-religiosa, Politica, socioambiental e, fortalecimento do protagonismo dos movimentos de base.

De: https://www.facebook.com/pg/cac.centroalternativodecultura/photos/?tab=album&album_id=630008754113785

 



1º Módulo da Escola Popular de Justiça Socioambiental do CAC.

“Eu sou um círculo, eu cuido você
Você é um circulo , você cuida a mim
Unidos somos Um. Unidos somos como Um”.

Neste sábado, dia 19, iniciamos com alegria, emoção, e diversidade de pessoas, cores, lugares, movimentos a Escola Popular de Justiça Socioambiental do CAC- (EPJS_CAC), com a linda e importante assessoria do Ir. Davidson Braga – Psicólogo -Diretor do Centro MAGIS Amazônia- Coordenador do Eixo Socioambiental do Programa MAGIS Brasil.

A Escola Popular de Educação Socioambiental pretende ser um processo colaborativo e coletivo de educação transdisciplinar, dinamizado pelo Centro Alternativo de Cultura -CAC- Belém/PA com foco no empoderamento de lideranças comunitárias, para que contribuam na construção de uma sociedade sustentável, potencializada no exercício da justiça socioambiental e na garantia dos direitos humanos na Amazônia.

Esse importante movimento de aprendizagem e troca de saberes só é possível graças ao apoio da Conferência dos Bispos dos Estados Unidos e do OLMA -Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida- Jesuítas Brasil.

#Gratdião
#LaudatoSiMiSignore

” Tudo Está Interligado como se fossemos Um. Tudo esta interligado, nessa casa comum”.
CAC é Formação Humana, inter-religiosa, Politica, socioambiental e, fortalecimento do protagonismo dos movimentos de base.