Soberania Nacional e Mercado Global: o que está em jogo?

O OLMA promove o seminário Diálogos em Construção, dia 24 de novembro, sábado às 9h com a participação do Embaixador Samuel Pinheiro e o economista Guilherme Delgado. A entrada é franca!

O objetivo do seminário é contribuir para a superação do clima de divisão ideológica e intolerância política que infelizmente acometeu o Brasil em período recente, levando a polarizações e maniqueísmos que dividem famílias, vizinhos e até amizades de longa data, praticamente impedindo conversas políticas respeitosas e diálogos frutuosos sobre pontos de vista diferentes. Por outro lado, o ambiente de crise econômica, social e política em que vivemos, clama por discernimentos éticos significativos, susceptíveis de superar as raízes mais profundas desse clima de incerteza geral.

Sobre os convidados:

Guilherme Costa Delgado
É doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ex-coordenador da área previdenciária do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea); Consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Arquidiocese de Brasília; Assessor do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA.

Samuel Pinheiro Guimarães Neto
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1963, ingressou no Itamaraty nesse mesmo ano. É mestre em economia pela Boston University (1969). Foi Secretário-Geral das Relações Exteriores do Brasil (2003-2008) e Ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República no governo Lula (2009-2010). Foi designado Alto-Representante Geral do Mercosul (2011-2012). É autor de “Quinhentos Anos de Periferia” (UFRGS/Contraponto, 1999) e “Desafios Brasileiros na Era dos Gigantes” (Contraponto, 2006) – com este último, ganhou o Troféu Juca Pato da União Brasileira de Escritores.

Seminário Diálogos em Construção

Tema: Soberania Nacional e Mercado Global: o que está em jogo?

Data: 24 de novembro, sábado

Horário: 9h

Local: Centro Cultural de Brasília (CCB) – L2 Norte, quadra 601. (ao lado do Serpro)

Transmissão ao vivo no canal do youtube do OLMA