III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal

Entre os dias 20 e 23 de agosto, os responsáveis pelas igrejas locais participam do III Encontro da Igreja Católica na Amazônia Legal, na Casa de Encontro Maromba, em Manaus.  O objetivo foi partilhar experiências, criar metas em conjunto a partir da Amazônia brasileira e aprofundar questões relacionadas ao Sínodo para a Amazônia. A atividade é organizada pela Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e Comissão Especial para a Amazônia/CEA, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

O encontro reuniu cerca de 50 bispos de toda a Amazônia brasileira, e teve na mesa de abertura, na noite do dia 20 de agosto, o Cardeal Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo, presidente da REPAM e da Comissão Especial para a Amazônia/CEA; Dom Sérgio Castriani, arcebispo de Manaus; e Dom Mário Antônio da Silva, bispo de Roraima e presidente do Regional Norte 1 da CNBB.

De acordo com o Cardeal Hummes previamente, sobre o evento:

“Com certeza será um encontro histórico pois terá como tema o futuro Sínodo para a Amazônia. A Igreja visa encontrar novos caminhos para sua presença e atuação missionária na região. A crise climática e ecológica mundial torna ainda mais atual o tema. Também a nova evangelização promovida pelos últimos papas faz parte do contexto”, afirmou o Cardeal.

A programação da atividade contou com uma análise de conjuntura e entre os seus assessores, o Procurador da República, Felício Pontes. Além de outro ponto alto da atividade: a partilha das realidades e trocas de experiências dos bispos em vista de uma Igreja com rosto Amazônico.

 

Bispos da Amazônia reunidos na 56ª Assembleia Geral da CNBB

Sínodo para Amazônia

Convocado pelo Papa Francisco para ser realizado em outubro de 2019, o Sínodo para a Amazônia será o grande destaque do encontro. Ele será apresentado aos bispos pelos brasileiros membros do Conselho Pré-Sinodal – Cardeal Cláudio Hummes, Dom Neri Tondello, Dom Roque Paloschi, Dom Erwin Krautler e Ir. Maria Irene Lopes – e  da equipe  de expertos que contribuíram na elaboração do Documento Preparatório, Pe. Justino Rezende, indígena da etinia Tuyuka, Pe. Paulo Suess, a  leiga e professora Márcia Oliveira, e  Peter Hughes, do Peru.

Em processo de realização, já que o Sínodo teve sua abertura em janeiro, em Porto Maldonado, como afirmou o papa Francisco por ocasião da visita ao Peru, as dioceses da Pan-Amazônia promovem momentos de escuta em todo o território com os povos. O encontro será oportunidade de apresentar aos bispos as atividades realizadas e os materiais produzidos que podem contribuir com a dinâmica sinodal.

Adaptado de: http://repam.org.br/

Confira abaixo alguns dos materiais relativos ao encontro.

  1. Em primeiro lugar, segue a “Carta do III Encontro da Igreja na Amazônia Legal” em anexo, que apresenta uma visão prévia da posição que provavelmente será adotada pelos Bispos ao longo do Sínodo: Carta do III Encontro da Igreja na Amazônia Legal
  2. Sobre o Rosto Amazônico da Igreja (SLIDES)
  3. Modelos_desenvolvimento_REPAM (SLIDES)