Mulheres e Homens Terra: Sociedade do Bem Viver [+ clipping 25a Feicoop]

A faixa estava aberta no alto, ligando um lado ao outro da estreita estrada de chão: ‘Mulheres e Homens Terra’. Sentados no meio da estrada, jovens meninas e jovens meninos, distantes uns dos outros por dois ou três metros, alimentavam plantas com terra, como se as estivessem plantando, olhar feliz, com todo amor e alegria. Romeiras e romeiros olhavam admirados, felizes com seu cuidado amoroso e terno, e diziam: ‘Bom Dia, que Deus abençoe vocês’.

A cena acima aconteceu na Romaria da Terra, 13 de fevereiro, terça de carnaval, em Mampituba, Rio Grande do Sul, na caminhada de mais de dois quilômetros entre o ponto de chegada, a Vila Broca, até o ponto de chegada, a Comunidade Rio de Dentro, com o tema ‘MULHERES TERRA – Resistência, Cuidado e Diversidade’. Diz o texto de apresentação da Romaria: “Comunidade Rio de Dentro, Mampituba. É uma comunidade no interior do município de Mampituba, parte da Paróquia Senhor Bom Jesus, organizada como ‘Rede de Comunidades’. Praticamente comunidades do interior, agrícolas, onde predominam os cultivos de bananas, maracujá, arroz, hortifrutigranjeiros. Uma história de pequenas/os agricultoras/es que resistiram e persistiram num jeito mais ecológico e integral de plantar e produzir. As comunidades eclesiais tiveram um forte sinal profético de organizar, mobilizar e garantir os direitos das/dos agricultoras/es em época de migração para as cidades.”

Escreveu Dom Jaime Pedro Kohl, bispo de Osório, diocese da Romaria/2018:

“A agricultura familiar, em muitos casos ecológica, é a marca da nossa região. As mulheres nos ensinam o cuidado que devemos ter com a biodiversidade, o respeito pela vida nas suas várias formas e a resistência quando se trata da preservação da Casa Comum e dos valores cristãos como a vida e a família. Elas não têm receio de manusear a terra porque sabem que ela dá a comida limpa e bela para matar a fome dos outros frutos do seu ventre.”

Leonardo Boff, na Cartilha de Apresentação da Romaria, em ‘Homens e Mulheres: novas relações criativas’, diz:

“O primeiro a se fazer é privilegiar os laços de interação mútua e a cooperação igualitária entre homem e mulher. Aqui se impõe um processo pedagógico na linha de Paulo Freire: ninguém liberta ninguém, mas juntos, homens e mulheres, se libertarão num exercício partilhado de liberdade criadora. A partir deste novo contexto devem-se recuperar aqueles valores considerados antigos e próprios da socialização feminina, mas que agora devem ser gritados aos ouvidos dos homens e junto com as mulheres procurar vivê-los. Trata-se de um ideal humanitário para ambos. Permito-me resgatar alguns:

  • – As pessoas são mais importantes que as coisas. Cada pessoa deve ser tratada humanamente e com respeito;
  • – A violência jamais é um caminho aceitável para a solução dos problemas;
  • – É melhor ajudar do que explorar as pessoas, dando atenção especial aos pobres, aos excluídos e às crianças;
  • – A cooperação, a parceria e a partilha são preferíveis à concorrência, à autoafirmação e ao conflito;
  • – Nas decisões que afetam a todos, cada pessoa tem o direito de dizer a sua palavra e ajudar na decisão coletiva;
  • – Estar profundamente convencido de que o certo está do lado da justiça, da solidariedade e do amor e de que a dominação, a exploração e a opressão estão do lado errado.”

A vigésima quinta FEICOOP, Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo, também Terceiro Fórum Mundial Temático de ECOSOL (Economia Solidaria) e Terceira Feira Mundial de ECOSOL, Comemoração dos 10 anos do Fórum Mundial de Educação e a Décima Quarta Caminhada Mundial Ecumênica pela PAZ e Justiça Social, tem como tema ‘CONSTRUINDO A SOCIEDADE DO BEM VIVER: POR UMA ÉTICA PLANETÁRIA’. A FEICOOP acontec[e] em Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil, de 12 a 15 de julho de 2018, no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter (Ver em projeto@esperancacooesperanca.org.br; www.esperancacooesperanca.org; www.facebook.com/feicoop/).

Diz o folder de apresentação da vigésima quinta FEICOOP:

“Esta edição do Fórum e da Feira visa afirmar a nível mundial a Economia Solidária como uma estratégia de Desenvolvimento Solidário, Sustentável e Territorial. É uma grande oportunidade mundial de promover, fortalecer, difundir e ampliar este modelo de Desenvolvimento Solidário, Sustentável, Coletivo e Popular, integrando a Democracia Participativa, Política, Econômica, Social e Ambiental, com enfoque nas questões de gênero, a diversidade cultural e étnica. Articula-se com as Organizações sociais, solidárias, Movimentos, Pastorais, gestores públicos, povos indígenas, quilombolas, catadoras/es, organizações do campo e da cidade, consumidores, com a certeza de que ‘um outro mundo é possível’ e ‘uma outra economia já acontece’. É preciso tornar visível a nível mundial a sua proposta de desenvolvimento econômico sustentável, dentro dos parâmetros do Bem Viver, da Agroecologia, do respeito à cultura e tradição dos povos tradicionais. Estamos inspirados nas sábias palavras do Papa Francisco: ‘Nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra e nenhum trabalhador sem direitos’.” E ‘nenhum direito a menos’.

A Romaria da Terra/2018, com destaque para as Mulheres Terra e sua Resistência, Cuidado e Diversidade, dialoga, está em sintonia com a Feira Internacional de Economia Solidária/2018, que quer construir uma sociedade do Bem Viver, com uma ética planetária. Mulheres e Homens Terra unem-se a jovens, indígenas, quilombolas, camponesas/es, trabalhadoras/es em geral para dizer, nas palavras de Sepé Tiaraju, ‘Alto lá! Esta terra tem dono!’  E gritar que suas donas e donos, as ‘donas e donos desta terra’ estão do lado da solidariedade, da justiça e da paz. O Brasil, a América Latina, o Caribe, a África e o mundo precisam, de novo e sempre, dizer, nestes tempos onde a democracia está ameaçada, a intolerância, o individualismo, a desigualdade e o preconceito avançam, que um outro mundo é possível, urgente e necessário, assim como uma outra economia acontece.

A vigésima quinta FEICOOP, Feira Internacional Jubilar do Cooperativismo, convida todas e todos a marcarem presença em Santa Maria, de 12 a 15 de julho. E convoca todas e todos, a começar pelas jovens meninas e os jovens meninos, a se unirem a seu grito e decisão coletiva de, com uma Economia Solidária, construírem uma sociedade do Bem Viver com ética planetária.

 

Por: Selvino
Em: fepolitica.org.br

 

 

Levante Popular da Juventude. Foto Maiquel Rosauro

 

Abertura Oficial celebra os 25 anos de sucesso da Feicoop

A Abertura Oficial da 25ª Feira Internacional do Cooperativismo, 3º Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária reuniu dezenas de autoridades na tarde desta sexta-feira (13), em Santa Maria. O encontro foi marcado pela defesa da Economia Solidária.

Antes do início da cerimônia, o Levante Popular da Juventude realizou a tradicional Caminhada pela Paz e Justiça Social, que este ano partiu do Colégio Irmão José Otão. Os jovens foram acompanhados pelos parentes de Isadora Viana Costa, que portavam cartazes cobrando justiça pelo assassinato da jovem.

No Palco da Feira, minutos antes da abertura, foi feita uma homenagem póstuma ao professor Paul Singer, a vereadora Marielle Franco, a jovem Isadora, a Dom Ivo Lorscheiter e para parceiros da Feicoop que morreram no último ano.

Homenagem à Marielle Franco e Isadora Viana Costa. Foto Maiquel Rosauro

O arcebispo de Santa Maria Dom Hélio Adelar Rubert iniciou a Abertura Oficial com uma benção a todos os presentes. Em seguida, diversas autoridades se revezaram no microfone, todas destacando a importância da Economia Solidária para o desenvolvimento social.

A coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança e vice-presidente da Cáritas Brasileira, irmã Lourdes Dill, defendeu políticas públicas para a Economia Solidária e também um fundo próprio para a realização da Feira.

“Nada derruba essa Feira, nem a gripe e nem a toxoplasmose prefeito!”, disse a religiosa.

Entre as autoridades que subiram ao palco, ninguém foi mais aplaudido do que o ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT). O Galo Missioneiro disse que a Feicoop é um bom exemplo de protagonismo do povo.

“Temos esse papel de resistir e lutar para contribuir com um mundo de paz e justiça social”, afirmou Olívio.

Destaque também para o reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Paulo Burmann. A instituição é parceira do Projeto Esperança/Cooesperança desde o início da Feira e hoje seria impossível fazer a Feicoop sem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM.

“A UFSM está aqui porque é pública, é nossa, é do povo brasileiro. Por isso, temos o dever de estar na Feicoop”, destacou Burmann.

O presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria, Alexandre Vargas (PRB), e o vereador Daniel Diniz (PT) entregaram para a irmã Lourdes uma moção de congratulações aprovada pelos 21 parlamentares do município. Entre os edis, Celita da Silva (PT) e Valdir Oliveira (PT) também estiveram na cerimônia.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT); os deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Elvino Bohn Gass (PT); o pré-candidato a governador pelo PT, Miguel Rossetto; o diretor-executivo da Cáritas Brasileira, Luiz Cláudio Mandela; e o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcisio Minetto; também acompanharam a Abertura Oficial.

O ato foi encerrado com discurso do prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), que pelo segundo ano consecutivo atua como coordenador da Feira, representando a Administração Municipal na Feicoop.

“A Feira é um dos maiores eventos que temos aqui em Santa Maria. Nossa cidade é abençoada por ter 25 anos de Feicoop”, finalizou Pozzobom.

Público que acompanhou a cerimônia de abertura. Foto Maiquel Rosauro

 

Por: Maiquel Rosauro (Jornalista, MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa – 25ª Feicoop
3º Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária
(55) 996-811-384

Jubileus são comemorados com bolo gigante na Feicoop

Os pavilhões do Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria, receberam milhares de visitantes neste sábado (14). No local, desde quinta-feira (12), ocorrem a 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), 3ª Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária. Diversas atividades marcaram o dia, que foi encerrado com um bolo gigante.

No pátio do Colégio Irmão José Otão, por exemplo, 500 jovens de todas as regiões do Estado participam do Acampamento do Levante Popular da Juventude. Já as salas de aula da escola receberam, entre outros eventos, a Oficina: É hora de respirar! Meditação e respiração consciente; Oficina: Construindo a Tolerância: nas redes sociais, na escola, no trabalho, na vida; e Encontro Juvesol: Economia Solidária na Organização das Juventudes.

O Centro de Referência de Economia Solidária, onde se concentram os grandes pavilhões com cerca de 800 expositores, também foi palco de um evento. No Túnel da Reforma Agrária ocorreu a oficina Aprendendo com as plantas medicinais: resgate de saberes gerando autonomia e saúde.

Porém, foi no Parque da Medianeira onde se realizaram os grandes encontros do dia. Destaque para o Seminário de Inclusão Social e Produtiva em Comunidades Quilombolas; Seminário Educação, Economia Solidária e Ética Planetária; e o Seminário Mulheres e a história da sociedade capitalista e luta feminista.

No Palco da Feira, destaque para o debate Grito da Democracia e por Justiça Social, com a deputada federal Maria do Rosário (PT) e o ex-ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho (PT).

No mesmo local, no início da noite foi servido um bolo gigante de 2,6 metros de comprimento para comemorar diversos jubileus, como: 150 anos da Congregação Filhas do Amor Divino; 75ª Romaria Estadual da Medianeira; 30 anos do Projeto Esperança/Cooesperança; 15ª Feira da Agricultura Familiar de Crateús; e 10 anos do Instituto Federal Farroupilha. O deputado estadual Edegar Pretto (PT) participou do ato, assim como o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB); o vice-prefeito Sérgio Cechin (PP) e o arcebispo de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert.

O dia encerrou com a exibição do documentário Galo Missioneiro – a trajetória de um militante, que conta a história do ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra (PT).

Neste domingo (15), último dia de Feira, a comercialização de produtos terá início às 7h30min. O encerramento irá ocorrer às 18h.

Público da Feira. Foto Maiquel Rosauro

Por: Maiquel Rosauro (Jornalista, MTB/RS 13334)
Assessor de imprensa – 25ª Feicoop
3º Fórum e 3ª Feira Mundial de Economia Solidária
(55) 996-811-384

 

 

Guardião das Sementes Crioulas, camponês do MPA e da Casa de Sementes Mãe Terra de Hulha Negra, Pedro emociona todas e todos, falando da importância vital da defesa das sementes e do urgente enfrentamento à ganância pelo lucro que mata, com os agrotóxicos, a terra e as pessoas.

Complexo dos Povos Tradicionais de Matriz Africana na FEICOOP 2018, oficina organizada pelo Fórum Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Tradicionais de Matriz Africana – FONSANPOTMA -RS.

A TRADIÇÃO ALIMENTA, NÃO VIOLENTA!!

#RedeUbuntudeCooperaçãoSolidaria
#CampEscoladeCidadania