Chega o 1o Relatório de Justiça Socioambiental da Companhia de Jesus

O primeiro Relatório de Justiça Socioambiental da Companhia de Jesus chega após um ano de grande importância para a Ordem religiosa nas questões relativas ao que costumávamos chamar de Apostolado Social. Em 2017, a Província dos Jesuítas do Brasil completou três anos de reestruturação, que unificou as antigas três províncias e uma região apostólica então existentes no País. Foi também o momento de consolidação do trabalho do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (OLMA), um núcleo articulador das instituições e obras de ação social ligadas ao jesuítas. Trata-se, segundo seus organizadores, de uma proposta inovadora de “observatório em rede”.

No relatório é possível conhecer o conceito de Justiça Socioambiental adotado pela Companhia e alguns exemplos de nossos centros, núcleos, obras e projetos que focam em temáticas como inclusão socioeducativa, reflexões, estudos e pesquisas socioambientais e de incidência social e política transformadora nesse campo. Tem como objetivo mostrar a contribuição de cada um destes atores para o cuidado com os outros e com a nossa casa comum.

As iniciativa socioeducativas e sociais da Companhia de Jesus – que vão desde a concessão e gestão de bolsas de estudo, como programas de inclusão sócio educativa, à concepção e gestão de programas, projetos e serviços sociais de incidência socioambiental direta – buscam promover a Justiça Socioambiental em três grandes frentes: o reconhecimento do outro,  a superação do abismo da desigualdade e o cuidado ambiental, como explicitado no texto do relatório “Em busca de reconciliação e relações justas” do Secretário para a Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil Pe. José Ivo Follmann, SJ.

A essência desse conceito, porém, não se limita às organizações diretamente ligadas ao tema, mas se faz presente em todas as instituições da Companhia de Jesus. Um trabalho construido dia a dia com os comprometimento de jesuítas e leigos que abraçam uma só missão.

Em: Apresentação do material impresso
“Relatório de Justiça Socioambiental 2017” (com adaptações)