Diálogos em Construção – Venha! 26/05 – Reforma do Sistema Financeiro e Governabilidade

https://pixabay.com/en/calculator-calculation-insurance-1680905/

Diálogos em Construção destaca-se como lugar de profundos debates em Brasília

O Projeto Diálogos em Construção, do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida, que ocorre nó último sábado de cada mês no Centro Cultural de Brasília (CCB), vem ganhando destaque como espaço de diálogos profundos e acesso a informação de qualidade no contexto de Brasília, ao debater com personalidades influentes temas polêmicos da atualidade.

Abaixo os temas dos próximos encontros:

Próximo encontro dia 26/05. Tema:
Reforma do Sistema Financeiro e Governabilidade
Encontros de 2018
Datas/temas:

https://pixabay.com/en/calculator-calculation-insurance-1680905/

  • 24/02 – Água: Mudanças Climáticas e Superexploração Econômica no Centro da Crise Hídrica
  • 24/03 – Superação da Intolerância Social e Política no País – Condições Ético-políticas para o Diálogo Necessário
  • 28/04 – Ética da Justiça e Poder Judiciário na Crise Atual
  • 26/05 – Finanças Públicas Brasileiras e a Idolatria ao Dinheiro
  • 30/06 – Reforma Tributária Alternativa e Igualdade Social
  • 28/07 – 5 anos do Papa Francisco Pensamento e Ação
  • 25/08 – Relação de Trabalho e Proteção Social
  • 29/09 – Setembro
  • 27/09 – Outubro
  • 24/09 – Novembro
Diálogos em Construção vai debater as Finanças Públicas e a Idolatria ao Dinheiro
O evento será no sábado, dia 26 de maio às 9h, e terá como convidados os economistas Guilherme Delgado e José Celso Cardoso.

O enfoque da distribuição de renda e riqueza por dentro do multifacetado sistema de finanças públicas é pouco frequente na literatura especializada, que privilegia os aspectos da estabilização de preços, do financiamento ao investimento em bens públicos, do equilíbrio fiscal etc. A pretensão de escolher o enfoque distributivo por dentro do sistema de finanças públicas brasileiro provoca também, de forma preliminar, a necessidade de definir tal sistema dentro do marco constitucional, que conduz à questão distributiva.

Fica claro no texto constitucional original (1988) a pretensão de estabelecer  um subsistema de finanças sociais, ancorado principalmente no Orçamento da Seguridade Social e nas vinculações tributárias às políticas sociais específicas de Saúde e Educação. Por outro lado, se se pode identificar no segmento “Finanças Sociais” um componente coerente e sistemático de suporte aos princípios e diretrizes em prol da igualdade social, que a Constituição de 1988 contêm, o conjunto do ordenamento das finanças públicas persegue outros objetivos, que sinteticamente poder-se-ia declarar como de privilegio distributivo aos proprietários da riqueza financeira.

Por sua vez o Papa Francisco tem feito fortes denúncias sobre a riqueza, como as pessoas que vivem apenas para o dinheiro e para possuir bens, o que ele chama de “idolatria que mata”. Em uma de suas homilias celebrada na Casa Santa Casa (Vaticano, 23 Out. 17), o Santo Padre se referiu àqueles que tentam “prolongar a vida”, ou seja, “ter mais bens, entram naquele movimento do consumismo exasperado”. “É Deus que coloca o limite a este apego ao dinheiro. Quando o homem se torna escravo do dinheiro. E esta não é fábula que Jesus inventa: esta é a realidade. É a realidade de hoje. Muitos homens que vivem para adorar o dinheiro, para fazer do dinheiro o próprio deus”.

Para ajudar no debate foram convidados José Celso Cardoso Junior – Doutor em Economia pela UNICAMP e PHD em Governo e Políticas Públicas pela Universidade Autônoma de Barcelona e Guilherme Delgado, Doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisador do IPEA (aposentado) e consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Arquidiocese de Brasília.

Diálogos em Construção é realizado no último sábado de cada mês no Centro Cultural de Brasília (CCB) e vem ganhando destaque como espaço de diálogo e acesso a informação de qualidade, ao debater com personalidades influentes temas polêmicos da atualidade. Os debates podem ser acompanhados ao vivo no canal do youtube do OLMA

Seminário Diálogos em Construção
Tema: Finanças Públicas Brasileiras e a Idolatria ao Dinheiro

Convidados:
Guilherme Delgado Doutor em economia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), pesquisador do IPEA (aposentado), Consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da Arquidiocese de Brasília e membro do Observatório Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA

José Celso Cardoso Junior – Doutor em Economia pela UNICAMP e PHD em Governo e Políticas Públicas pela Universidade Autônoma de Barcelona.

Data: 26 de maio (Sábado)
Horário: das 9h às 12h30
Local: Centro Cultural de Brasília (Jesuítas)
Endereço: SGAN (L2 Norte) Q.601/B (ao lado do Serpro)

Inscrições e informações: 3426-0413 / 3426-0400 

De: ccbnet

 

 

No seminário do Diálogos em Construção do dia 26 de maio – Finanças Públicas Brasileiras e a Idolatria ao Dinheiro, a Sr.ª Maria Lúcia Fattorelli sugeriu alguns materiais de referência, seguem abaixo os links:

.
Participe presencialmente o encontro gratuito que acontece todo último sábado do mês, com início as 9 hs da manhã, no Centro Cultural de Brasília – CCB. Endereço: SGAN 601 – Módulo “B” Asa Norte – Brasília/DF CEP 70830-012 Tel.: (61) 3426.0400
.
Os debates também podem ser acompanhados ao vivo no canal do youtube do OLMA.

E todos os vídeos podem ser posteriormente acessados no canal do OLMA no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=60mZZYocPrA