Projeto: Redes Locais de Promoção da Justiça Socioambiental

O Projeto Redes Locais de Promoção da Justiça Socioambiental, protagonizado pelo OLMA, busca fortalecer a articulação entre oberas sociais da Província dos Jesuítas do Brasil que encontram-se no mesmo território ou em territórios próximos.

O fortalecimento dessas redes locais vai ao encontro da nova estruturação da Província que instituiu os Núcleos Apostólicos gerando maior dinâmica e proximidade nos trabalhos realizados por nossas instituições e operacionalizando o que preconiza nosso Plano Apostólico no que tange nossos Modos de Proceder em rede e Colaboração.

Frente a isto, através do Seminário de educação Popular e Justiça Socioambiental realizado em 2016 com as obras do sul do país originou-se a Rede Porto Alegre – São Leopoldo, que através de inúmeros encontros em 2017, elaborou um projeto de ação conjunta interinstitucional a ser operacionalizado em 2018.

A primeira reunião de 2018 ocorreu na sede do Programa Fé e Alegria e objetivou a retomada do Projeto e o estudo de sua operacionalização. A rede Porto Alegre – São Leopoldo é composta por Fé e Alegria, Colégio Anchieta, NEABI – Unisinos, Paróquia Santíssima Trindade, Espaço Magis, Centro de Cidadania e Ação Social (CCIAS- São Leopoldo) e busca envolver em 2018 também a Diretoria de Assistência Social da ASAV e o Programa de Reassentamento Solidário.

Outra rede que já vai dando seus primeiros passos refere-se a rede de Promoção de Justiça Socioambiental São Paulo, composta por dois Núcleos de Fé e Alegria, Oficinas Culturais Anchieta (OCA) e centro Santa Fé.

Essa Rede realizou seu primeiro encontro em janeiro de 2018, onde organizou de maneira coletiva uma Formação sobre Educação Popular e Justiça Socioambiental para todos seus colaboradores e educadores. A Rede São Paulo desenhou também um cronograma de reuniões para 2018, com o intuito de trocar experiências e construir pontes entre suas diferentes práticas.

 

Por fim, outra Rede que avança de maneira autônoma e   sólida é a rede de Promoção de Justiça Socioambiental do Norte, composta pelo Serviço Jesuíta Pan-Amazônico, Serviço jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJRM), Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (SARES), Centro Alternativo de Cultura de Belém (CAC), espaço Magis Belém e Pastoral Indigenista da Preferência Apostólica Amazônia.

 

Essa rede tem sido articulada principalmente pelo SARES e já avança nas seguintes perspectivas:

  • Seminário Claudio Perani (SARES e Pastoral Indigenistas)  – 8-11 de agosto;
  • Seminário de Justiça Socioambiental (SARES – CAC) – 25 e 26 de setembro;
  • Seminário sobre Juventude e Amazônia (OLMA- MAGIS) – A definir;
  • Ação especifica do SJMR com Fé e Alegria, frente a migração venezuelana em Boa Vista (RR);
  • Ação especifica de apoio ao Comitê de Proteção ao Lavrado e Pastoral Universitária  (SARES e UFRR);

É ainda interesse do OLMA, em diálogo com Centro de Estudos e Ação Social de Salvador (CEAS); NEABI – UNICAP; Instituto Humanitas UNICAP e Observatório Transdisciplinar das religiões de Recife (UNICAP), em 2018, articular a Rede de Promoção de Justiça Socioambiental do Nordeste.

 

Seguimos cooperando e em frente, construindo mais pontes e menos muros, para um só corpo e uma só Missão!