OLMA participa e apoio a 16 Semana da Mulher na Universidade Católica de Pernambuco

Com uma semana recheada de bons debates e importantes participações foi que ocorreu a 16 Semana de Mulher na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), entre os dias 5 a 9 de março, com o tema Superação da Violência: Desafios para as Políticas Públicas de Proteção a Mulher.

 

Estiveram presentes na mesa de lançamento da campanha o Reitor da Católica, Padre Pedro Rubens; o Pró-reitor Comunitário e coordenador do evento, Padre Lúcio Flávio Cirne; a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, professora Valdenice Raimundo, e a assistente social do Ministério Público e Diretora de Relações Públicas e Sociais do Sindicato, Shirley Nascimento.

Em seguida, ocorreu a Mesa de Abertura com o tema “Situação das Mulheres Negras e Indígenas em contexto de Desigualdade Sociopolítica Brasileira”, que contou com as palestrantes Profa. Dra. Thula Rafaela de Oliveira Pires, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ; Profª. Drª. Adevanir Aparecida Pinheiro, Coordenadora do NEABI da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unisinos, e Profª. MSc. Elisa Urbano Ramos, Indígena Pankararu, membro do Conselho Nacional e Estadual de Direitos das Mulheres – Povos Indígenas). A Mesa teve a coordenação da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unicap, Profª. Drª. Valdenice José Raimundo.

O evento contou com a apresentação cultural do MPB Unicap composto, na ocasião, pelo coordenador do grupo, Percy Marques, no violão e Surama Rheis, no vocal.

 

O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental (OLMA)compreendendo este espaço como lugar privilegiado e indispensável de debate e articulação de temas envolventes diretamente as nossas áreas de atuação, fez questão de apoiar e garantir a participação do Profª. Drª. Adevanir Aparecida Pinheiro, Coordenadora do NEABI da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, de Catarina Lopes do Centro de Estudos e Ação Social de Salvador (CEAS) e de Yashodhan, matriarca do Kilombo Morada da Paz (ComPaz).

 

Mesa de encerramento com o Kilombo Morada da Paz

Mesa de Análise de Conjuntura atual e as politicas públicas para as Mulheres com CEAS.

Mesa de abertura com NEABI (Unisinos)

Além das atividades vinculadas diretamente a Semana da Mulher OLMA e Observatório Transdisciplinar das Religiões de Recife organizaram uma Roda de Conversa sobre Espiritualidade e a experiência do Kilombo Morada da Paz. Momento de troca de saberes e aprofundamento nas compreensões inter-religiosas:

Acompanhe na íntegra no vídeo abaixo todas as palestras da abertura da 16ª Semana da Mulher na Unicap.

Acompanhe a fala da Profª. Drª Thula Rafaela de Oliveira Pires, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-RJ, no vídeo abaixo.