NEABI Unisinos realiza Conferência: ” Educação das relações étnico raciais e feminismo negro na universidade e comunidade”.

Mais uma vez o Núcleo de Estudos Afro indígenas da Unisinos (NEABI) destaca-se por levar adiante, dentro do ambiente universitário, o debate sobre a Educação para as Relações Étnico Raciais. Desta vez, recebendo pesquisadores negros de todo o país por ocasião do Encontro de Neabis.

Durante o encontro, aconteceu um momento de reflexão em que a trajetória do Neabi Unisinos foi apresentada aos presentes. “O Neabi existe para que possamos caminhar de cabeça erguida, como deveriam ter caminhado nossos antepassados, desde que chegaram ao Brasil”, destacou o professor Jorge Teixeira, integrante do grupo.
A professora Adevanir Pinheiro, coordenadora do Neabi, falou como o projeto surgiu na Unisinos. “Partimos do grupo de Diálogo Interreligioso e hoje estamos aqui. Nós fomos buscando pessoas que pudessem fazer esse tema crescer na Universidade”, lembrou Adevanir e complementou: “Não foi fácil”.
O Encontro dos Neabis está em sua terceira edição e, pela primeira vez, teve a Unisinos como sede. O evento tem o objetivo de unir os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, de diversas universidades, para troca de experiências.

O OLMA esta muito bem representado na ocasião, pois além do próprio Neabi Unisinos que faz parte da Rede animada pelo Observatório, estavam presentes também e representando o OLMA Tatiana Almeida (ANEAS) e Ana Cristina (OLMA- DF), além de nosso Coordenador Nacional e também pesquisador da Unisinos Pe. José Ivo Folmann.