OLMA: Assembléia Centro – Oeste, debate de Gênero no Nordeste e apoio a Comissão no Norte

O mês de agosto foi intenso para as articulações do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental, despontando atividades no Centro – Oeste, Norte e Nordeste.

  1. Em Cuiabá ocorreu, nos dias 06 e 07/08, a Assembleia da   Plataforma Apostólica do Centro Oeste (PACO), momento do corpo apostólico reunido conhecer-se em profundidade, trocar experiências e compor agendas coletivas futuras. Além disto, a assembleia, que também contou com a presença do Sócio do Provincial – Ir. Eudison, o Secretário para Juventudes de Vocações – P.  Jonas Caprini e o Secretários para Promoção da Justiça Socioambiental – P. Ivo Folmann, foi um momento de aprofundar a experiência na espiritualidade inaciana e promover maior discernimento sobre a própria missão da Companhia de Jesus, que leva a frente uma espiritualidade encarnada, com a fé como serviço de transformação socioambiental e combate as injustiças.  Por fim o encontro foi permeado do inicio ao fim, pelo espirito militante, reflexivo e patriótico com referência ao 7 de setembro e o Grito dos Excluídos.

2. Em Salvador, no inicio do mês de agosto, com apoio do OLMA e por iniciativa do Centro de Estudos e Ação Social de Salvador (CEAS), aconteceu um importante encontro de articulação da rede de promoção da justiça  reunindo pela primeira vez Núcleo de Estudos Afro-Indígenas da Universidade Católica de Pernambuco (NEABI/UNICAP), o Núcleo de Estudos Afro – Indígenas da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (NEABI/UNISINOS) e o próprio CEAS, para debater as pautas, projetos e lutas relacionados a temática de Gênero. Para o OLMA, uma frutífera articulação que da um passo firme e a frente no trabalho em rede!

 

3. Em Boa Vista, uma articulação entre o OLMA e o Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental de Manaus (SARES), garantiu a presença e o apoio da Rede de Promoção de Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA), na  consolidação de um Comitê de Proteção ao Lavrado, junto ao poder público local e a Universidade Federal de Roraima. A atividade foi liderada pelo P. Ronilson sj, que vem atuando na região. O desejo do OLMA é colocar-se cada vez mais a serviço de nossas ações e agentes na Amazônia, apoiando atividades e construções como a deste Comitê, que visa gerar espaços democráticos de denuncias e defesas dos Direitos Humanos e da Terra.