Centro de Estudos e Ação Social de Salvador (CEAS) apresenta programação para comemorar seus 50 anos

“CEAS 50 anos | Em tempos sombrios tecemos esperança”

Ano Jubilar do CEAS será marcado por reencontros de fortalecimento da luta popular e de suas redes de parcerias no Brasil e na América Latina. Venha conosco!

 

 

Fundado em 1967 pela Companhia de Jesus o Centro de Estudos e Ação social (CEAS) continua as comemorações de seu cinquentenário ao longo de 2017, e realizará uma série de reencontros com suas redes. A celebração é também um momento para avaliar e projetar as nossas ações para os próximos anos.

As estratégias traçadas podem ser compreendidas em três momentos que, construídos de forma integrada, proporcionam o alcance de nossos objetivos a curtos e longos prazos: 1) Atividades de articulação dos movimentos sociais, no âmbito da atuação junto às camadas populares, que acontecem com a facilitação de nossas Equipes Interdisciplinares (Rural, Urbana e Memória); 2) Articulação teórico-prática entre a ação social e as reflexões provocadas pela Revista Cadernos do CEAS, e 3) Espaço de Debate de formação sociopolítica, sobre temáticas da atualidade direcionado à equipe do CEAS, formadores (as) de opinião, lideranças e assessorias de movimentos populares.

E como parte integrante das comemorações desses primeiros 50 anos do CEAS, em junho acontecerão três eventos com o objetivo de articular os movimentos populares e parceiros do CEAS.

 

ATIVIDADES PROGRAMADAS COM O OBJETIVO DE ARTICULAR OS MOVIMENTOS POPULARES E PARCEIROS

 

ATÉ O DIA 10 DE ABRIL DE 2017 >> CADERNOS DO CEAS

Edição N. 241, 2017.2 (Abril – Junho) com o tema Resistência e alternativas ao desenvolvimento excludente na América Latina e na África: perspectivas futuras. Este número da revista Cadernos do Ceas refletirá sobre o desenvolvimento excludente na América Latina e na África numa abordagem crítica desta perspectiva e que analise as alternativas gestadas a partir dos trabalhadores, camponeses e povos tradicionais desses continentes.  O objetivo é reforçar o compromisso dos Cadernos com a análise criteriosa da realidade. Desse modo são desejados artigos, resenhas, relato de experiências, e documentos que reflitam sobre os projetos de interesse do capital financeiro global e grupos dominantes nacionais ligadas a mineração, energia, monoculturas agrícolas e outros setores econômicos, seus impactos nos espaços rural e urbano, no meio ambiente e sobre a população (mulheres, homens e jovens) de cada país, ou ainda, abordagens mais amplas que discutam a América Latina ou a África como um todo. A edição também destaca como os movimentos populares têm reagido aos modelos de desenvolvimento em curso, as suas ações, alianças em níveis locais, nacional e internacional, as características de suas organizações e propostas alternativas de desenvolvimento. Sugere-se atenção às questões de gênero, geração, etnicidade, direitos humanos, sindicalismo, trabalho, intelectualidade, cultura e comunicação, dentre outras, a partir das diversas realidades nacionais ou continentais.

 

Convidamos toda a rede da companhia de Jesus a participar da construção desta edição da revista Cadernos do CEAS enviando relato de experiências, artigos e outros documento produzidos pelos centros que integram a rede CPAL. Lembramos que este material deverá ser inédito, nunca publicado antes.

 

Endereço para submissão de material: cadernosdoceas@gmail.com

Endereço da Revista Cadernos do CEAS: https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/cadernosdoceas