Frente Ambientalista é lançada com foco na defesa dos direitos indígenas e contra PL do Veneno

Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados

Entre os temas que permearão a discussão da frente está o PL do Veneno que libera mais agrotóxicos na produção de alimentos e o projeto para liberar a caça de animais.

Para conter os retrocessos ambientais previstos na agenda governamental do governo de Jair Bolsonaro (PSL), foi relançada na manhã desta quarta-feira (27), na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Ambientalista em defesa das florestas e dos povos da floresta. Além do apoio de deputados simpáticos à pauta, a frente terá contribuição da sociedade civil organizada e ONG’s ambientais.

Reconhecido internacionalmente por sua luta pela preservação da Amazônia e dos povos indígenas, ao blog o líder indígena Raoni Metuktire manifestou apoio aos trabalhos da frente.

“É algo muito importante tanto para nós indígenas quanto para brancos e todas as gerações futuras”,

ressaltou.

Presente no lançamento a deputada Joênia Wapichana (Rede-RR), a primeira parlamentar indígena, defendeu a participação da sociedade civil em torno do debate socioambiental a ser discutido de forma planejada.

“Precisamos garantir que o novo governo não retroceda as conquistas já garantidas pela sociedade, principalmente no ataque aos povos indígenas, na inviabilização de demarcações de terras ou mesmo da exclusão de secretaria que discute mudanças climáticas”,

ressaltou Wapichana.

Entre os temas que permearão a discussão da frente está o de flexibilização das licenças ambientais, o PL do Veneno que libera mais agrotóxicos para a produção de alimentos, o projeto de liberação a caça de animais, além do debate em torno do desastre ambiental em Brumadinho.

Abaixo o vídeo completo com a congressista.

 

Post original sem destaques: https://www.revistaforum.com.br/frente-ambientalista-e-lancada-com-foco-na-defesa-dos-direitos-indigenas-e-contra-pl-do-veneno/


 

O OLMA esteve presente no relançamento e continuará lutando em conjunto com a Frente Parlamentar Ambientalista em defesa das florestas e dos povos da floresta.

Abaixo seguem alguns trechos em destaque deste momento ímpar, realizado no Auditório Nereu Ramos na Câmara dos Deputados, na manhã de 27 de fevereiro de 2019.

O relançamento da Frente iniciou-se com a devida homenagem ao ambientalista Paulo Nogueira Neto, que morreu no último dia 25, aos 96 anos de idade.


Saiba mais:

Dr. Paulo Nogueira-Neto, um dos mais importantes ambientalistas do país e presidente emérito do WWF-Brasil

Paulo Nogueira-Neto, falecido hoje aos 96 anos, foi o patrono e um dos mais emblemáticos defensores da causa ambiental. Bacharel em Direto e em História Natural pela Universidade de São Paulo, atuou como professor emérito da cadeira de Ecologia Geral do Instituto de Biociências da USP, e prestou ao Brasil notável contribuição científica, institucional e administrativa.

Pode ser considerado o primeiro ministro do Meio Ambiente do Brasil por sua atuação, entre 1974 e 1986, à frente da Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), órgão do governo federal ligado ao Ministério do Interior e que, à época, era responsável pelo setor ambiental no Brasil.

Paulo Nogueira-Neto foi membro da Comissão Brundtland de Meio Ambiente e Desenvolvimento das Nações Unidas, que criou o conceito de Desenvolvimento Sustentável. Recebeu inúmeros prêmios e homenagens ao longo de sua carreira.

O livro “Uma Trajetória Ambientalista: Diário de Paulo Nogueira-Neto” reúne a longa e profunda experiência de Paulo Nogueira-Neto, registrada metodicamente ao longo de mais de 30 anos, obra que contribui para a história do ambientalismo no Brasil.

Como um dos fundadores e presidente-emérito do WWF-Brasil, Paulo Nogueira-Neto prestou inestimável contribuição à instituição como membro do Conselho Diretor, sempre de forma atuante, dedicada e inspiradora.

O WWF-Brasil lamenta esta perda e agradece ao mestre a fundamental colaboração para o desenvolvimento e fortalecimento de nossa instituição e, sobretudo, pela incalculável contribuição ao país.

De: https://www.wwf.org.br/?70102/Paulo-Nogueira-Neto-mestre-causa-ambiental#

Frame do vídeo da TVT também sobre o lançamento da Frente. Vídeo completo em: https://youtu.be/HRJ1cVgf48c

Participaram do lançamento vários representantes de povos indígenas e, para a composição da primeira mesa, o coordenador da frente na legislatura anterior o deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), chamou o Cacique Raoni, da etnia Caiapó.

Foto OLMA

Em um dos momentos mais marcantes do relançamento da Frente, o Cacique falou a todos em sua língua nativa, com tradução simultânea. Veja o momento da fala do cacique sem cortes:

Bom dia a todos. Eu quero dizer um bom dia a todos vocês que estão presentes aqui.

Hoje está sendo um dia muito bom para todos nós que estamos presentes aqui.

Atenção a todos. Eu quero dirigir a palavra a todos vocês. Há muito tempo eu estou acompanhado o desmatamento, a ação do homem branco de estar derrubando as florestas. E do jeito que continua sendo desmatado muita mata, eu fico preocupado que se derrubarem tudo as consequências para nós e para nossa geração podem ser muito ruins.

O que eu penso, o que eu… desculpa falar para todos, são ideias não só voltadas para o povo indígena, mas para os brancos também. E hoje estou muito feliz de poder estar aqui com vocês. Então quero dizer a vocês senhores deputados, que sejam fortes, firmes; para que todos nós juntos, todos que estão aqui juntos, pra que a gente possa lutar e poder resistir e garantir a preservação da floresta e do meio ambiente.

Um outro ponto, um outro assunto que eu estou observando é que nos tempos passados, eu nunca escutei um presidente da república ameaçar tanto povos indígenas. E hoje, estou escutando Bolsonaro falar tanto projeto, tanto plano dele para povos indígenas… inclusive o que chegou ao meu conhecimento é a diminuição de terras, a ponto de cada índio no Brasil ter o seu pedaço de terra e isso não vai ser bom pra nós.
Por que? Porque hoje, como já temos contato – branco e índio – já se conhecem, já sabem quem é quem e nós estamos convivendo agora, tratando de assuntos juntos, convivendo juntos. Então o que ele tem que pensar, o que nós temos que propor é que a gente tenha que viver em harmonia. Vocês brancos, nós índios. A gente tem que viver em paz neste mesmo espaço que nós estamos. Sem conflito.

Eu sei que meus pais, meus avós, eles brigavam com os brancos, matavam os brancos. E os brancos matavam os índios também, mas isso tem que acabar. E hoje a gente tem que viver em paz.

Eu estou falando aqui forte com vocês, mas eu não estou bravo. Eu não estou bravo com vocês, só estou falando fortemente o que penso. Porque realmente aceitar, a gente não deve mais aceitar que haja violência entre nós. Os brancos não podem  mais continuar matando os índios. Então, eu estou falando aqui firme com vocês pra que a gente continue se unindo e poder defender a paz entre os índios e os brancos.

[Tradutor: Ele encerrou a fala dele dizendo o seguinte, que ele] Queria quebrar o protocolo e poder continuar falando mais [aí disse que tem outras autoridades pra falar também, e aí ele tá querendo encerrar dizendo que] A Funai não pode ser desmontada do jeito que o Bolsonaro está querendo fazer e que a SESAI tem que continuar com aquela estrutura e continuar atendendo índio. E Bolsonaro enquanto presidente da república, ele não pode desrespeitar vocês e nós indígenas. Ele tem que fazer um trabalho pra todos, respeitando todos. [E então ele disse] Vai encerrar a fala dele agora e agradece. Bom dia a todos vocês.

Também compôs a mesa a Deputada Joênia Wapichana – primeira deputada federal indígena, eleita no Brasil. Abaixo vídeos do momento de sua fala:


Saiba mais:

Joênia Wapichana: quem é a primeira indígena eleita para a Câmara -> https://www.cartacapital.com.br/diversidade/joenia-wapichana-primeira-mulher-indigena-eleita-deputada-federal/