Compartilhamos a concepção de que a educação é a mola motriz que impulsiona, direciona e pode transformar a sociedade. Desta forma, a educação pode ser ferramenta de manutenção ou transformação do mundo que nos rodeia. Uma educação realmente transformadora deve fortalecer aqueles subjugados pelo sistema vigente, os incluídos perversamente de maneira marginalizada. A educação transformadora, ao nosso modo de ver, deve dar voz a maioria oprimida.
“A educação será ineficaz e os seus esforços estéreis, se não se preocupar também por difundir um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza. Caso contrário, continuará a perdurar o modelo consumista, transmitidos pelos meios de comunicação social e através dos mecanismos eficazes do mercado. ” (Laudato Si).
A Educação Popular, Política e Cidadã é a versão mais avançada, no Brasil, desta perspectiva transformadora. Fundada por Paulo Freire ao longo das décadas de 1950 e 1960, ainda hoje ramifica-se, difunde-se e consolida-se entre realidades e movimentos sociais de todo o Brasil enquanto ferramenta eficiente para promoção da consciência crítica.
Neste sentido que buscamos:

  • Realizar encontros de reflexão sobre temas polêmicos da realidade política e administrativa do Brasil através do Projeto Diálogos em Construção no Centro Cultural de Brasília (CCB), disponibilizando acesso na internet em tempo real;
  • Promover pequenos encontros de formação em Educação Popular para lideranças dos movimentos sociais;
  • Realizar sistematização das experiências exitosas em Educação Popular realizadas em toda a rede jesuíta do Brasil nos últimos anos, em vista a constituição de um curso nacional de Formação de Educadores Populares;
  • Ofertar aos Centros Sociais, Obras Sociais e Núcleos interessados oficinas de sensibilização e reflexão sobre o trabalho de educação popular com as populações e movimentos sociais que são focos de seus trabalhos e atendimentos.