Assembleia da Rede de Centros Sociais da CPAL

Entre os dias 15 e 16 de junho de 2020 foi realizada a Assembleia da Rede de Centros Sociais da CPAL , no qual OLMA é coordenador do grupo de homólogos de ecologia integral.

A Rede de Centros Sociais da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina (RCS-CPAL) surgiu em 2008 em Manaus, a fim de promover a colaboração e coordenação entre todos os Centros de Pesquisa e Ação Social (CIAS) e promover o Trabalho na área social da Sociedade de Jesus na América Latina e no Caribe.

Segundo Guerrero (2020), algumas medidas foram tomadas em torno da articulação do trabalho dos centros, mas não foi até então que começou a busca por temas comuns de trabalho, como advocacia política e social, alternativas ao modelo de desenvolvimento, bem como habitat e meio ambiente. Consequentemente, a criação da rede deve resultar na construção de metodologias, conteúdo, formas de trabalhar e formas de proceder.

Esse grande esforço de articulação em torno da criação da rede é inspirado na missão da Companhia de Jesus em todo o mundo, que estabelece sua preferência pelos mais pobres e excluídos, promovendo a justiça que emana da fé e da colaboração na formação e educação especialmente dos jovens, promovendo o diálogo intercultural e inter-religioso. (CPAL, 2020).

Entre os temas da assembléia estavam a  trajetória do RCS em 10 anos de compromisso regional e os desafios da ALC diante da pandemia do COVID 19; a Validação e Acordos do Plano Estratégico 2020-2023 juntamente com sua situação interna e externa, missão, visão, valores, linhas estratégicas, objetivos e monitoramento e, o Plano de Trabalho de junho de 2020 a junho de 2021.

… “Queremos uma mudança que seja enriquecida pelo trabalho conjunto de governos, movimentos populares e outras forças sociais.” (Papa Francisco)



Além disso é importante destacar que a Rede de Promoção da Justiça Socioambiental da Província dos Jesuítas do Brasil , através do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (#OLMA) e do Serviço Amazônico de Ação, Reflexão e Educação Socioambiental (#SARES) vinculados ao Grupo de Homólogos de Ecologia Integral da Rede de Centros Sociais da Conferência dos Provinciais da América Latina e Caribe (#CPAL), junto com Centro ERIC de Honduras, Centro Montalvo de El Salvador, Centro Prodh de México e INFOCAP de Chile, tem programado e CONVIDAM para o Ciclo de Conferências sobre Ecologia Integral desde América Latina. que inicia no próximo dia 25 de junho de 2020, conforme destaque a seguir:

Para programação completa e mais informações acesse: https://olma.org.br/2020/06/15/ecologia-integral-participe/