Amazonizar é necessário e urgente!

Olá companheiros e companheiras de luta e caminhada!

Eu sou Márcia Maria de Oliveira, sou da Universidade Federal de Roraima, assessora da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), e falo com vocês aqui de Boa Vista – Roraima, nesta grande e importante atividade da Semana do Meio Ambiente. “Amazonizar é necessário e urgente!”

O tema Amazonizar, na verdade é uma grande convocatória a Igreja da Amazônia. Desde a década de 1970, esse termo aparece nos documentos da Igreja, na história da Igreja da Amazônia. A primeira vez que ele aparece numa carta pastoral foi da Diocese de Rio Branco, no Acre, com Dom Moacyr Grechi, fazendo uma convocatória para que todo o povo de Deus toda a Igreja assumisse a causa da Amazônia, assumisse a defesa dos Povos da Amazônia, do bioma, da floresta, numa perspectiva de convivência com a Amazônia. Amazonizar, então, significa uma relação de convivência, uma relação de cuidado, de proteção, uma relação de defesa dos povos da região que historicamente cuidaram dessa grande casa comum, vivendo uma ecologia integral, vivendo uma relação de interdependência e de interligação. Tudo está interligado nesta Casa Comum!

É nessa perspectiva que a convocatória Amazonizar nos coloca hoje, diante de uma das situações mais difíceis da Amazônia. “Nunca a Amazônia esteve tão ameaçada como atualmente”. Então, a Amazonizar representa para nós, nesse momento, assumir a luta dos povos da Amazônia e assumir a causa da Amazônia, nos posicionamos contra todas as formas de destruição, de envenenamento, de queimada, de corrupção que vai levando a Amazônia para sua destruição.

Então, assumir a causa da Amazônia é Amazonizar. E nós nos colocarmos então contra todas as políticas todos os projetos que visam destruir a Amazônia, que visam espalhar a violência, a morte, o medo em toda a Amazônia, Amazonizar é nos unirmos a todos os povos que historicamente atuaram na defesa da Amazônia.

Amazonizar é responder a essa convocatória que apareceu muito fortemente durante o sínodo especial para a Amazônia, vindo das bases, vindo dos povos das comunidades, numa relação então profética de cuidado e de Proteção da Amazônia, do seu bioma, para que esse bioma continue favorecendo as chuvas que as florestas produzem em todo o Brasil, em todo o hemisfério sul, e para o planeta inteiro.

A Amazônia tem uma função muito importante no equilíbrio climático e nós não podemos permitir que essa função seja impactada com a destruição da floresta, dos rios, do envenenamento da Terra. Então, Amazonizar é assumir a causa da Amazônia e estarmos juntos, convivendo, protegendo, cuidando da Amazônia.

Ouça o podcast: