Diálogos em Construção – A Crise Institucional no Brasil e suas Implicações Externas

A próxima edição do Diálogos em Construção contará com a participação do embaixador Celso Amorim e o economista Paulo Nogueira Batista Jr e terá como tema “A crise institucional no Brasil e suas implicações externas”. O evento será na quinta-feira (28/05) às 17h e terá transmissão online pelo YouTube.

CRISE INSTITUCIONAL

As evidências de crise das instituições políticas no Brasil são muito claras. As manifestações do Presidente da República e de sua família, assim como as manifestações de seus apoiadores, sugerindo a submissão ou fechamento dos demais poderes, têm se repetido nas últimas semanas. Os ataques à imprensa, os embates com governadores e prefeitos, assim como os atritos com ministros do STF evidenciam, por muitos, uma ameaça à democracia. Por outro lado, há um aspecto dessa crise  institucional que se projeta externamente, pelas posições polêmicas do Estado brasileiro no contexto internacional, mas também por algo inédito na diplomacia brasileira contemporânea – o alinhamento da política externa brasileira à orientação do Presidente em exercício dos EUA, incluindo suas ‘gafes’ e críticas mordazes.

Neste cenário, o tema merece ampla reflexão, seja no diagnóstico atual, seja nos rumos prospectivos da crise institucional e das relações externas em ambiente econômico global, também com sinais críticos visíveis.

O Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida – OLMA promove, mensalmente, debates abordando temas da atualidade com o objetivo de construir um diálogo, tão necessário nos tempos atuais, contribuindo assim para a formação de uma opinião pública bem fundamentada.

SOBRE OS CONVIDADOS

Celso Amorim
Diplomata brasileiro foi ministro da Defesa no governo de Dilma Roussef e ministro das Relações Exteriores do Brasil nos governos de Itamar Franco e no governo Lula. Formado pelo Instituto Rio Branco, pós-graduado em Relações Internacionais pela Academia Diplomática de Viena, Áustria. É doutor em ciência política pela London School of Economics. Foi chefe da Missão Permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU) e presidente do Conselho de Segurança.

Paulo Nogueira Batista Jr.
Economista, é professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Foi diretor do Fundo Monetário Internacional (FMI) e vice-presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, estabelecido pelo Brics. É autor dos livros Mito e realidade na dívida externa brasileira e Da crise internacional à moratória brasileira (Editora Paz e Terra) e O Brasil não cabe no quintal de ninguém (Editora Leya).

Como assistir:
No canal do OLMA no Youtube: youtube.com/c/OLMAObservatorio
Informações: (61) 3426-0400